Curso Profissional de Actores

Solicite mais informações em:

curso@act-escoladeactores.com

SER OU NÃO SER ACTOR COM FORMAÇÃO?
EIS A QUESTÃO!

A ACT é uma escola de formação de actores, criada em 2001. É hoje reconhecida pela qualidade da formação que disponibiliza e pelo percurso notável de alguns alunos que já passaram pela escola. Anabela Moreira, André Nunes, Duarte Soares, Duarte Grilo, José Pimentão, Juana Pereira da Silva, Margarida Moreira, Nuno Pardal, Patricia André, Pedro Carvalho, Pedro Sousa, Rita Brütt, Ruben Gomes, Sandra Santos, Vânia Rodrigues e Vera Barreto são alguns exemplos de actores de sucesso que a ACT se orgulha de ter formado.

Neste curso, os alunos são confrontados com as condições reais de trabalho num ambiente semelhante ao que os espera nos desafios da sua futura profissão.

Do programa curricular fazem parte aulas práticas de teatro, cinema e televisão e ainda de voz, corpo e movimento, teatro musical, dobragem, lutas cénicas, actuação em língua estrangeira, casting, maquilhagem, aulas teóricas de história do cinema e história do teatro, entre outras, lecionadas por professores nacionais e internacionais de reconhecido mérito nestas artes.

Curso de Formação Profissional de Actores é constituído por 3 níveis de formação leccionados ao longo de 3 anos. A cada nível corresponde um ano lectivo e respectivo certificado. Para se obter o certificado profissional é obrigatória a frequência dos 3 anos. Cada nível de formação tem em média uma carga horária de 13 horas semanais curriculares entre Setembro e Julho e 8 horas semanais de Módulos Transversais, entre Outubro e Abril, numa média de 620 horas. São ainda organizadas visitas de estudo e aulas abertas com personalidades do meio artístico que partilham a sua experiência com os alunos.

Condições de Acesso
  • 9º ano completo.
  • Preenchimento da ficha de inscrição (solicitar a ficha enviando mail para curso@act-escoladeactores.com)
  • Entrega de uma carta manuscrita (máximo 2 páginas) onde o candidato deverá expor as suas motivações para frequentar o curso.
  • 1 foto (preferencialmene tamanho postal)
Etapas de Selecção

Entrevista e Audição
Os candidatos serão chamados para uma entrevista e audição.
A entrevista terá no máximo 10 minutos.
A Audição é composta por:

  • Prova de Interpretação de um texto previamente fornecido pela Act
  • Prova Livre

Cada prova não poderá exceder 3 minutos.

Os candidatos podem trazer os acessórios necessários para a sua prova
(música, guarda-roupa, etc)

Os alunos com apreciação positiva na audição, poderão proceder à matrícula.

Custos

Inscrição: 50 € (não reembolsáveis)
Entrevista e Audição: 80 € (não reembolsáveis)

1.º ANO
Matrícula + 11 mensalidades de 290€

2.º ANO
Matrícula + 11 mensalidades de 300€

3.º ANO
Matrícula + 11 mensalidades de 310€

Datas

Ano Lectivo 2018/19

1º ano de 24 de Setembro 2018 a de 31 de Julho 2019
2º ano de 9 de Setembro 2018 a 31 de Julho de 2019
3ª ano de 9 de Setembro 2018  a 31 de Julho* 2019
* Poderá prolongar-se pelo mês de Agosto

PROTOCOLOS

A ACT mantém protocolos com diversas instituições que colaboram com a escola proporcionando aos alunos a possibilidade de estágios, visitas de estudo e outras acções que contribuem para a sua formação prática:

Escolas: Cours Florent – Paris; Michael Chekhov Acting Studio – New York. Produtoras e Canais de Televisão: SIC; TV Globo Portugal; RTP (estúdio de dobragem); SP-Televisão, Força de Produção e Planar. Teatros: Teatro A Comuna; Teatro Aberto; Teatro dos Aloés; Teatro do Bairro; Teatro Meridional; Teatro Nacional D. Maria II; Teatro S. Luiz; Teatro da Trindade.

PROGRAMA CURRICULAR

NIVEL 1

1º MÓDULO
Iniciação e sensibilização aos instrumentos de trabalho do Actor
Iniciação e sensibilização aos instrumentos de trabalho do actor: o Corpo, a Voz, a Imaginação. Pretende-se que os alunos adquiram um maior conhecimento de si próprios, quer ao nível físico, quer ao nível sensorial e emocional, bem como uma consciencialização do funcionamento do corpo, do aparelho fonador e das potencialidades inexploradas destes dois importantes instrumentos de trabalho. Trabalha-se a concentração, o relaxamento, a disponibilidade física e psicológica, o desenvolvimento da criatividade individual bem como o respeito pela criatividade e individualidade dos seus companheiros de trabalho.

Disciplinas/Professores
Interpretação – Petronille de Saint-Rapt ou Nuno Nunes  ou Sofia de Portugal
Corpo e Movimento – Sara Vaz e outros professores convidados
Voz – Inês Nogueira ou Teresa Lima

 

2º MÓDULO
Análise e construção da personagem I
Inicio ao trabalho de abordagem a um texto escrito; aprofundar e desenvolver um trabalho que tem como objectivo a construção consciente de uma personagem (de acordo com as circunstâncias dadas pelo autor), ser capaz de analisar dramaturgicamente a peça e a personagem.

 

Disciplinas/Professores
Análise e Construção da Personagem – Petronille de Saint-Rapt  ou Nuno Nunes ou Sofia de Portugal
Corpo e Movimento – Sara Vaz e outros professores convidados
Voz – Inês Nogueira ou Teresa Lima

 

3º MÓDULO
Atelier Técnicas de Actuação para TV
Tem como objectivo confrontar os alunos pela primeira vez com as câmaras.
É um atelier de conteúdo eminentemente prático onde se trabalham cenas de guiões já escritos, sem preocupação de décor ou guarda-roupa.
Visionam-se continuamente as cenas gravadas corrigindo os erros sem o peso emocional de um resultado final.

Atelier de Teatro – actuação para teatro.
Criação de um “objecto teatral” e respectiva apresentação pública no espaço da escola ou similar.

Atelier de Técnicas de Actuação para Cinema
Abordagem às técnicas específicas do cinema privilegiando-se o trabalho de construção da personagem.

Disciplinas/Professores:
Atelier de Teatro – Petronille de Saint-Rapt ou Nuno Nunes ou Sofia de Portugal 
Técnicas de Actuação para Cinema – Marie Brand
Técnicas de Actuação para Televisão – professor a confirmar
Voz – Inês Nogueira ou Teresa Lima
Corpo e Movimento – Sara Vaz, Vasco Daniel e outros professores convidados

 

MÓDULOS TRANSVERSAIS AOS 3 NÍVEIS
Estes módulos decorrem entre Outubro e Abril e são comuns a todas as turmas do 1.º ao 3.º Nível. O horário é nocturno, entre as 19h e as 23h.

Módulos práticos* (semanal) – opções: Lutas Cénicas; Teatro Musical; Tango.

ProfessoresSissi MartinsDavid Chan e Armando Tinita

Módulos teóricos* (semanal) – opções: História do Teatro; História do Cinema; Dramaturgia; Leitura e Analise do Texto Dramático.

Professores: Antonio-Pedro Vasconcelos e Fernando Villas-Boas

*Os alunos poderão escolher quais os Módulos que querem fazer em cada nível. No final do curso, os alunos terão, obrigatoriamente, de ter completado 3 módulos teóricos e 2 práticos.

Modulo Complementar (semanal) – Apresentação de cenas trabalhadas pelos alunos e comentadas por professores da Act ou convidados. Obrigatório aos três níveis de formação

AULAS LIVRES
Ao longo do ano são organizadas visitas de estudo, idas ao teatro e cinema, ou são convidadas personalidades de reconhecido mérito artístico/cultural.

Trabalho de Pesquisa

Faz parte do programa a elaboração um trabalho de grupo escrito e respectiva apresentação.

NIVEL 2

Análise e construção da personagem II
Diversos ateliês ao longo do ano, onde se trabalham cenas a partir de autores clássicos e contemporâneos. São convidados professores de várias técnicas, entre elas: Michael Chékhov, Teatro Físico, Laban, Teatro de Máscara, Teatro de Improviso, entre outras.
Pretende-se consolidar conhecimentos adquiridos ao nível da interpretação de um texto e da construção de uma personagem bem como a criação de personagens de maior complexidade psico-física.
A disciplina de voz acompanha estes ateliers ao longo do ano, bem como a disciplina de corpo.

 

Disciplinas/Professores:
Análise e Construção da Personagem: Nuno Pino Custódio, Elsa Valentim, João Pinto Dias, Petronille de Saint-Rapt, Beatriz Batarda e outros professores convidados.

Voz: Teresa Lima

Corpo e Movimento: a definir

Práticas de Plateau / TV
Gravação e edição de pequenas cenas de guiões da dramaturgia televisiva nacional.

Disciplinas/Professores:

Práticas Plateau / TV: a definir

Voz – Teresa Lima

Corpo e Movimento – a definir

Maquilhagem e Produção – Ivan Coletti

 

Práticas de Palco
Ensaios para a montagem de uma peça de teatro e respectiva apresentação pública.
Professor: Sofia de Portugal

Práticas de Plateau / Cinema
Gravação e edição de cenas a partir de peças teatrais ou de guiões de cinema.
Professor: Vicente Alves do Ó

MÓDULOS TRANSVERSAIS AOS 3 NÍVEIS
Estes módulos decorrem entre Outubro e Abril e são comuns a todas as turmas do 1º ao 3º Nível. O horário é nocturno, entre as 19h e as 23h.

Módulos práticos* (semanal) – opções: Lutas Cénicas; Teatro Musical; Tango.

Professores: Sissi MartinsDavid Chan e Armando Tinita

Módulos teóricos* (semanal) – opções: História do Teatro; História do Cinema; Dramaturgia; Leitura e Analise do Texto Dramático.

Professores: Antonio-Pedro Vasconcelos e Fernando Villas-Boas.

*Os alunos poderão escolher quais os Módulos que querem fazer em cada nível. No final do curso, os alunos terão, obrigatoriamente, de ter completado 3 módulos teóricos e 2 práticos.

Modulo Complementar (semanal) – Apresentação de cenas trabalhadas pelos alunos e comentadas por professores da Act ou convidados. Obrigatório aos três níveis de formação.

AULAS LIVRES

Ao longo do ano são organizadas visitas de estudo, idas ao teatro e cinema, ou são convidadas personalidades de reconhecido mérito artístico/cultural.

Trabalho de Pesquisa

Faz parte do programa a elaboração um trabalho de grupo escrito e respectiva apresentação.

NIVEL 3

Análise e construção da personagem III
Diversos ateliês ao longo do ano, onde se trabalham cenas a partir de autores clássicos e contemporâneos para os quais são convidados encenadores, que dirigem cenas em relação às quais exercem uma orientação e direcção artística e técnica individualizada.

Disciplinas / Professores: 

Análise e Construção da Personagem III – Beatriz Batarda, Elsa Valentim, José Peixoto, Rogério Carvalho e professores convidados

Do texto à cena – Teresa Lima

Corpo e Movimento – a definir

 

Residência Artística na Companhia de Teatro O Bando – fim de semana de trabalho intensivo na companhia

Professores: João Brites, Guilherme Noronha, Sara Castro, entre outros.

Atelier Técnicas de Dobragem
Dobragem de animação e de ficção. É um atelier prático realizado num estúdio com tecnologia adequada a esta função.
ProfessorJosé Jorge Duarte

Ateliers Internacionais
São convidados professores de prestígio internacional, dando oportunidade aos alunos de se confrontarem com diferentes técnicas e testarem os conhecimentos adquiridos.
Professores: Lenard Petit (Michael Chekhov Acting Studio New York); John Mowat – Teatro Físico; Tomi Janezic – Conservatório Liubliana e professor convidado a definir.

Práticas Plateau/Cinema
Produção, filmagem e edição de uma média ou longa metragem a partir de um guião original ou adaptado para os alunos da Act. A rodagem decorre num décor natural (exterior e interior) adequado ao guião, com guarda-roupa e equipa técnica criando as condições reais de uma rodagem profissional. A equipa é constituída por profissionais do meio e estagiários de escolas técnicas/artísticas.

ProfessorVicente Alves do Ó

Práticas de Palco
Ensaios para a montagem de uma peça de teatro e respectiva apresentação pública.
Contacto com o meio teatral, bem como os conhecimentos sobre modelos de estruturas de produção teatral, serão factores complementares desta disciplina.

ProfessorAntónio Pires

Orientação para audições (Casting/Gestão de Carreira)
Técnicas de Casting para cinema e televisão (o que se deve ou não dizer, fazer…).

Preparação para o mercado de trabalho
Noções gerais do funcionamento do sector artístico e cultural; opções existentes para a concretização de um projeto artístico

ProfessoresPatrícia Vasconcelos  e outros professores convidados

MÓDULOS TRANSVERSAIS AOS 3 NÍVEIS

Estes módulos decorrem entre Outubro e Abril e são comuns a todas as turmas do 1º ao 3º Nível. O horário é nocturno, entre as 19h e as 23h.

Módulos práticos* (semanal) – opções: Lutas Cénicas; Teatro Musical; Tango.

Professores: Sissi Martins; David Chan e Armando Tinita

Módulos teóricos* (semanal) – opções: História do Teatro; História do Cinema; Dramaturgia; Leitura e Analise do Texto Dramático.

Professores: Antonio-Pedro Vasconcelos e Fernando Villas-Boas.

*Os alunos poderão escolher quais os Módulos que querem fazer em cada nível. No final do curso, os alunos terão, obrigatoriamente, de ter completado 3 módulos teóricos e 2 práticos.

Modulo Complementar (semanal) – Apresentação de cenas trabalhadas pelos alunos e comentadas por professores da Act ou convidados. Obrigatório aos três níveis de formação.

AULAS LIVRES

Ao longo do ano são organizadas visitas de estudo, idas ao teatro e cinema, ou são convidadas personalidades de reconhecido mérito artístico/cultural.

Trabalho de Pesquisa

Faz parte do programa a elaboração um trabalho de grupo escrito e respectiva apresentação.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

APOIOS

sp
raposo
make-up
fundacao-gda
certificada
camara-lx