CURSO PROFISSIONAL DE ACTORES – ÚLTIMAS VAGAS
INSCRIÇÕES 1º ano ABERTAS até 6 de Outubro

O PROJECTO ACT-SCHOOL SURGIU EM 2001 PORQUE ACREDITÁMOS QUE PODÍAMOS CONTRIBUIR PARA FORMAR UMA NOVA GERAÇÃO DE ACTORES. ACTORES APAIXONADOS, CRIATIVOS, AUTÓNOMOS.

Acreditamos que só uma técnica sólida permite adquirir ferramentas para responder às diversas solicitações do mercado, quer seja no teatro, no cinema ou em televisão. Para isso, convidamos professores, nacionais

e estrangeiros, profissionais com larga experiência e uma enorme vontade de passar o seu testemunho a uma nova geração de actores.  A Direção é constituída por Patrícia Vasconcelos (direção geral) e Elsa Valentim (direção pedagógica).

Curso Profissional

WORKSHOPS

PROCURE AGORA UM PARA

Nos últimos anos, a Act tem desenvolvido protocolos com diversas companhias de teatro, canais de televisão e produtoras. Na sequência destas parcerias, produzimos, em 2015, uma longa metragem com realização e argumento de Vicente Alves do Ó — “O Amor é Lindo…Porque Sim!” – onde os nossos alunos finalistas foram protagonistas, lado a lado, com actores consagrados. O filme estreou em Março de 2016 em cerca de 50 salas de cinema de norte a sul do país e foi visto por mais de 30 mil espectadores. Estabelecemos também um protocolo com a produtora S.P. Televisão que tem como objectivo principal o contacto com uma estrutura de criação, produção e programação de reconhecida qualidade. Temos também trabalhado com a SIC, nomeadamente no programa «E se fosse Consigo?», onde os nossos alunos participaram como actores. A peça final dos alunos do terceiro ano é realizada em co-produção com o Teatro do Bairro permitindo-lhes contracenar não só com actores experientes, como estarem inseridos num contexto real de trabalho com condições de produção profissionais. Terminados os 3 anos de curso, poderão ter a possibilidade de estágios em companhias profissionais tais como Teatro Aberto, Teatro dos Aloés, Teatro do Bairro e Teatro Meridional entre outras.

sic

REPORTAGEM ESPECIAL | SIC NOTÍCIAS

Um dia numa escola de atores

A Reportagem Especial da SIC foi conhecer o trabalho que se faz numa escola de atores, o que é exigido e o que é ensinado.

A ACT ORGULHA-SE DE
ESTAR INTEGRADA EM DIVERSAS ACÇÕES SOCIAIS

A LINGUAGEM DO CORAÇÃO

AULAS PARA INVISUAIS

AULAS PARA SÉNIORES

EDUCAR PARA A CIDADANIA

SESSÕES DE LEITURA PARA INVISUAIS

  • A Act  sempre foi para mim uma oportunidade de poder descobrir novas actrizes e novos actores, uma forma de ajudar esses potenciais artistas a perceber o que é ser actor, a perceber que há muitas maneiras de ser actor e a tentar descobrir um critério que os ajude a descobrir essa maneira de cada um.

    João Canijo
    João Canijo
  • Reconheço o mérito e a importância que a actividade desenvolvida pela ACT constitui  enquanto alternativa séria de ensino quer na vertente formal quer do conteúdo na área das artes performativas por isso tenho muita honra em colaborar com escola  na concretização desses objectivos.

    J Paixao da Costa
    J Paixao da Costa
  • Com os Artistas Unidos dirigi um seminário de três meses na ACT: foi um prazer. Depois, tenho vindo a descobrir que entre os muitos actores que aprecio e que tenho vindo a chamar para produções minhas, grande parte andaram na ACT e nela receberam a formação inicial: que bom.

    Jorge Silva Melo (Artistas Unidos)
    Jorge Silva Melo (Artistas Unidos)
  • Durante anos, houve uma excelente escola de actores: o Parque Mayer. Quem tinha jeito para a revista, que obrigava os actores a improvisar constantemente, a adquirir a noção do timing certo de cada réplica, a preencher as pausas entre duas gargalhadas da plateia, está pronto para fazer tudo: comédia ou drama, Molière ou Tchékov.

    António Pedro Vasconcelos
    António Pedro Vasconcelos

A todos os nossos alunos, pedimos-lhes que tragam na bagagem a paixão, a paixão por se transformarem, por quererem experimentar ser outro, paixão por explorar a alma humana. Confiamos na sua generosidade, no seu profissionalismo e no seu espírito de partilha. Que não percam nunca a paixão, a esperança, a curiosidade e o desejo de descobrir novos rumos. Que acreditem sempre que é pela arte que o mundo se transforma e que o Homem se supera a si mesmo.

Na sequência das recomendações emitidas pela DGS e do Plano de Desconfinamento aprovado no Conselho de Ministros de 30 de abril de 2020, a ACT preparou, para o Curso Profissional de Actores, durante os meses de Maio, Junho e Julho, um plano para o levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia COVID‐19.

O cumprimento rigoroso desse plano, assim como a capacidade de adaptação e resiliência dos nossos alunos, docentes e equipa, permitiu-nos concluir com sucesso o ano lectivo 2019/2020.

Começamos agora a pensar em 2020/2021, tendo a consciência de que o período de incerteza em ainda que nos encontramos irá certamente obrigar a dar seguimento ao Plano que estabelecemos, mantendo o seu carácter dinâmico e evolutivo, de forma a poder adaptar-se às recomendações de saúde competentes e do Governo que venham a ser aprovadas entretanto.

As inscrições para o próximo ano lectivo já estão abertas e estamos empenhados em cumprir todas as directrizes que permitam dar continuidade à nossa missão de sempre: desenvolver um trabalho contínuo na formação de jovens para teatro, cinema e televisão, num espaço de pesquisa, experimentação e inovação.

Plano de Contigência ACT:  saiba mais

Nota: Todas as orientações da Direcção Geral de Saúde poderão ser consultadas aqui: https://covid19.min-saude.pt/

 

A Direcção da Act-Escola de Actores
Patricia Vasconcelos e Elsa Valentim

ACT INSTAGRAM

Something is wrong.
Instagram token error.
Load More

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

APOIOS

EM DESENVOLVIMENTO