Artur RibeiroProfessor de Práticas Plateau Cinema
    créditos

Artur Ribeiro é argumentista e realizador e às vezes produtor. Após completar a sua formação na Escola Superior de Teatro e Cinema em 1992, escreveu e realizou várias curtas-metragens ganhando diversos prémios em festivais, trabalhando em simultâneo em projectos televisivos como guionista e realizador. Em 1996 mudou-se para os EUA, vivendo em Los Angeles e Nova Iorque. Foi aí que, em 1999, escreveu o argumento da sua primeira longa metragem como realizador, Duplo Exílio, filmada entre Nova Iorque e os Açores.

Desde então, Artur Ribeiro trabalha regularmente com a televisão portuguesa, como argumentista e realizador, em variados formatos: séries, telefilmes e telenovelas, entre as quais, Belmonte, nomeada para Melhor Telenovela nos International Emmy Awards de 2014. Entretanto, acabou o seu doutoramento em Literatura, na Universidade do Algarve, com uma tese sobre o trabalho de F. Scott Fitzgerald como guionista de Hollywood. Em 2018, assinou a escrita e realização da longa-metragem Terra Nova, bem como a co-autoria de uma série de televisão em 13 episódios, com o mesmo nome, para a RTP,  vencedora do Sophia para Melhor Série ou Telefilme, Prémio da Academia de Cinema Portuguesa, em 2021.

Em 2020, foi também co-autor, co-realizador e produtor, para a RTP, da série O Mundo Não Acaba Assim, a primeira série de ficção produzida inteiramente a partir de casa, durante a pandemia Covid-19. Depois de um adiamento por causa da pandemia, o filme Terra Nova estreia nos Cinemas em Portugal a 28 de Outubro de 2021.