Elena CastillaProfessora Corpo e Movimento
    créditos

Villanueva de la Serena, Espanha 1980. Iniciou o trabalho de corpo através da ginástica rítmica, começando posteriormente a formação em técnicas de dança clássica, moderna, contemporânea e composição coreográfica. É Licenciada pela Escola Superior de Dança de Lisboa, em Língua Portuguesa, Ministerio de Educación de Espanha, pós-graduada em Expresión Artística y Danza, Universidad de A Coruña, e em Pedagogia do Ensino Secundário, Universidad de Extremadura.
    Desde 2003 desenvolve seu trabalho na área da dança contemporânea. Iniciou-se na criação coreográfica com Ulla Janattuinen, com Tengo Tanto e True or Fairytale (Finlandia), co- criou com Fernando Segador Cuento de Amantes e Angel Caido (España), o solo Knee, o videodança Fuego Lento (premio melhor documentário festival Fiver 2014), a peça infantil +Igual, a perfomarnce DeGelo+Deambulaçoes Coreográficas com a sonoplastia e instalação do artista João Bento.
    Destaca os trabalhos realizados com Stephan Jürgens, Luiz Antunes, Sílvia Pinto Coelho, Cláudio da Silva, Tânia Carvalho, Companhia de Dança de Lisboa, Companhia do Centro Coreográfico da Comunidad Valenciana, Nada que ver Compañía de danza e Grupo Dançando com a Diferença. Tem apresentado trabalhos em Portugal, Espanha, França, Suíça, Alemanha, Áustria, Finlândia, Cabo Verde.
    Realiza um trabalho paralelo e ao mesmo tempo complementar entre a criação/interpretação e o ensino. Entende o ensino como um ato criativo, onde utiliza ferramentas de métodos de ensino alternativo para a pesquisa do movimento. Enquanto pedagoga interessa-lhe a construção duma plataforma de criação artística onde os intervenientes investiguem e explorem com e seu corpo.
    Realiza praticas de corpo de grupo ligadas à perceção, relação espaço/tempo/sujeito. Leciona aulas no seu próprio estabelecimento, em diversas escolas de ensino profissional artístico, em serviços educativos e colabora em projetos de igualdade de género através do movimento.