MECENAS DE BOLSAS DE ESTUDO DO CURSO PROFISSIONAL DE ACTORES

1.º ANO – 3190€ – 450H de formação
2.º ANO – 3300€ – 500H de formação
3.º ANO – 3410€ – 550H de formação

A Candidatura a Bolsa de Estudo será respeitante a uma anuidade, com possibilidade do aluno se recandidatar nos anos seguintes.

ACT – ESCOLA DE ACTORES

Informação Relevante sobre a ACT e Curso Profissional de Actores

A APFACT , designada ACT – Escola de Actores – é uma associação sem fins lucrativos de formação de actores para teatro e cinema, criada por Patrícia Vasconcelos no ano 2000.

Desde a sua fundação, a ACT – Escola de Actores tem assumido um lugar de destaque na área da formação profissional nas artes do teatro e cinema contribuindo para a formação de uma nova geração de actores que se tem destacado no panorama artístico português.; são exemplo Anabela Moreira, André Nunes, Afonso Lagarto, Duarte Grilo, Ian Velloza, José Pimentão, Nuno Pardal, Patrícia André, Pedro Carvalho, Rita Brutt, Rúben Gomes, Vera Barreto, Vera Moura, entre outros.

Este sucesso explica-se pela qualidade do seu corpo docente e do conteúdo programático do curso, mas, igualmente, pela dedicação de todos os seus colaboradores em incentivar um contacto regular e diversificado dos alunos com a realidade cultural portuguesa e estrangeira na arte da representação, e em promover a inovação e o empreendedorismo em torno de projectos de intervenção teatral que valorizem a cidadania, o voluntariado, a autonomia e o desenvolvimento social e pessoal, potenciando também a empregabilidade dos seus alunos.

CURSO PROFISSIONAL DE ACTORES

O Curso Profissional da ACT é lecionado ao longo de três anos letivos. Em 2021/2022 contamos com um total de 120 alunos divididos, entre o Nível 1 e o Nível 3, e o corpo docente que o compõe é reconhecido em todas as áreas de formação de base da Escola; António Pires, Beatriz Batarda, Miguel Fragata, Mickael Oliveira, Sara Carinhas, Victor Hugo Pontes, Inês Nogueira, Ligia Roque, Sissi Martins, Paula Careto, Nuno Nunes, Sofia de Portugal, Elsa Valentim, entre outros. Adicionalmente, a ACT recorre a um conjunto de professores convidados de renome, nomeadamente estrangeiros, para os módulso internacionais, destaque-se, nos últimos anos, a participação de Lenard Petit (Micheal Chékhov Acting Studio – Nova Iorque, Pétronille de Saint Rapt (Cours Florent – Paris), Lorena de las Bayonas (Centro del Actor – Madrid) e John Mowat.

Nestes 20 anos de actividade, temos desenvolvido um trabalho contínuo na formação de jovens para teatro, cinema e televisão. Uma aposta que tanto tem contribuído para que, no panorama artístico nacional, se descubram talentos, se criem oportunidadese se dê a possibilidade de dispor de cursos leccionados por alguns dos maiores actores, realizadores, artistas nacionais e ainda prestigiadas figuras internacionais. Estes profissionais, com larga experiência e uma enorme vontade de passar o seu testemunho a uma nova geração de actores, encaram a ACT também como um espaço de pesquisa onde podem apurar técnicas e experimentar novos conceitos. Um espaço onde se cruzam a tradição e a experimentação.

Parte integrante do nosso projecto é proporcionar aos alunos um trabalho prático de fim de curso onde aplicam os conhecimentos adquiridos ao longo dos três anos de formação. Para que isso se tornasse possível, desenvolvemos protocolos com diversas companhias de teatro, canais de televisão e produtoras.

O programa curricular do 3º nivel do curso profissional de actores inclui a produção, filmagem e edição de um filme de longa ou média-metragem a partir de um guião original ou adaptado pelos alunos da ACT, dirigido por um realizador de reconhecido mérito. Os alunos do 3º nivel participam, ainda, numa produção de teatro profissional, incluindo ensaios e respectiva apresentação pública do mesmo, tendo nos últimos anos.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

APOIOS