Mickael de OliveiraProfessor Análise e Construção da Personagem
    créditos

    Nasceu em 1984 (França) e vive em Portugal desde 1999. Licenciado e Mestre em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutorado em Estudos de Teatro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e desenvolve um projecto de pós-doutoramento na mesma universidade, tendo coordenado e prefaciado trabalhos como A presença do texto na dança e no teatro contemporâneos (2020, Centro de Estudos de Teatro / FLUL) e o projecto Condomínio – Um Léxico para as Artes Performativas, em parceria com várias universidades portuguesas e internacionais. No contexto académico, foi ainda docente em instituições do ensino superior, na qualidade de professor leccionou no Instituto Politécnico de Leiria (ESECS), Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e na Universidade Lusófona de Lisboa e do Porto.

    O seu percurso foi galardoado com diversos prémios, entre os quais Prémio Nova Dramaturgia Maria Matos (2007, Teatro Municipal Maria Matos, Lisboa), Menção Honrosa do Prémio Luso-Brasileiro António José da Silva (Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa / FUNARTE, Brasil). Entre os seus últimos espetáculos, escritos, encenados e produzidos pelo Colectivo 84, que co-fundou com John Romão, encontram-se Festa de 15 Anos (2020), My Favorite Suicide (2019, Los Angeles/EUA),  Hantologia (2019), o díptico Sócrates Tem de Morrer (2017-2018, A Morte de Sócrates / A Vida de John Smith), A Constituição e Oslo (2014-15). Colaborou igualmente como autor e dramaturgista com os criadores e estruturas como Patrícia Portela, John Romão, Anne Monfort, Nuno M Cardoso, Rui Horta, Teatro Nacional 21, Rimini Protokoll, Saudade Theater, entre outros.

    Viu os seus últimos textos publicados em Obra Completa Tomo I em 2015 e Tomo II em 2020 (Edições Húmus), tendo sido convidado para apresentar o seu trabalho de escrita em várias instituições e festivais tais como Festival Mousson d’Été/Pont-à-Mousson, Théâtre des 2 Rives / Rouen, Comédie de Genève/Genebra, Théâtre de Liège, KVS/ Bélgica, Teatro Nacional de Catalunha/Barcelona, Centro Cultural do Banco do Brasil, Academia Mineira de Belo Horizonte/ Belo-Horizonte, Theatre Under St. Marks/Nova Iorque, Anthony Meindl’s Actor Workshop/Los Angeles, entre outros.

    É director artístico do Festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas que procura promover a dramaturgia contemporânea portuguesa, desde 2010. Entre 2011 a 2015, foi director-adjunto do Teatro Académico de Gil Vicente, responsável pela sua programação e gestão cultural. É  Artista Associado do Teatro Viriato em 2021/2022 (Viseu, Portugal).