Vanessa Marques

1.62 m
    53kg
    Olhos castanhos
    Inglês (fluente), sotaque da região centro
    Habilitações: Escrita Poética e Prosa | Desenho | Pintura | Design Gráfico
    À procura de agente

vanessadomar1@gmail.com // @vanessadomarr

Admiro muito o cinema do realizador Marco Martins, por ser um cinema com uma identidade profunda com a qual me identifico. Além disso, a estética da realização, o olhar da câmara, o tempo das cenas, remetem-me para uma espécie de alquimia do real.
No teatro, o encenador Nuno Cardoso leva-me até mundos novos. A magnitude dos cenários que usa combinados com o vídeo são avassaladores. Sem fugir aos códigos teatrais, o Nuno Cardoso traz para palco a representação de acções violentas, não miméticas, e cria imagens que se tornam reais no imaginário do espectador.
A atriz que faz com que queira melhorar todos os dias o meu trabalho, é a Isabel Abreu. Ela é força na fragilidade, elevação no abismo, é tudo e nada numa vertigem de identificação e respeito. Eu, enquanto espectadora, esqueço-me do que vejo em primeiro plano, para ver mais além.

Representar é ser o presente para si próprio, e para os outros: o actor, o espectador, o espaço, os técnicos, o tempo. O ator serve-se a si próprio, serve os outros, serve a imaginação e a história verdadeira ou falsa. Ele acorda-se, atira-se ao defeito, à interminável repetição, ao amor e ao ódio, à beleza e à feiura. Fá-lo com a perícia do pormenor e a disponibilidade para o todo.

Sinto-me atriz.

O retorno que levarei desta escola é esmagador quando penso na oportunidade que tivemos de fazer uma residência no teatro “O Bando”. A Juliana ajudou-me a compreender a minha natureza, e a reconhecer os canais próprios da minha linguagem estética. Levo comigo um manancial de vivências, e também ferramentas para que, a partir do meu corpo, possa desenvolver personagens únicas, distantes de quem sou e próximas de outro ser.