Patrícia VasconcelosDirectora-Geral e Professora de Técnicas de Casting
    Foto: Maria Vasconcelos

Patrícia Vasconcelos nasceu em Lisboa em 1966 e viveu fora do país entre 1976 e 1988. Lança-se como Casting Director em 1989.

É responsável pelo casting de inúmeros filmes, nacionais e estrangeiros, programas e séries para a televisão, bem como de mais de uma centena de filmes publicitários.

Em cinema trabalhou com vários realizadores, entre os quais Marco Martins(Alice e Como Desenhar um Círculo Perfeito) Raul Ruiz (Mistérios de Lisboa),Joaquim Leitão (A esperança está onde menos se espera, Tentação),António-Pedro Vasconcelos (A Bela e o Paparazzo, Call Girl, Jaime, Os Imortais, Os Gatos Não Têm Vertigens, Amor Impossível, Parque Mayer, Km224), Luís Filipe Rocha (Sinais de Fogo), Richard Curtis (Love Actually), Leonel Vieira (Zona J), Patrice Chereau (La Reine Margot), Carlos Coelho da Silva (O Crime do Padre Amaro), Luís Galvão Teles (Elles, DOT.com, Gelo, Refrigerantes(e Canções de Amor ),  Gonçalo Galvão Teles ( Nunca nada Aconteceu), Simão Cayate (Vadio e Vanda) João Nuno Pinto (Causa Própria), Henrique Oliveira (Cuba Libre), Rúben Alves (Gaiola Dourada), Ivo Ferreira (Águas Mil), Bruno de Almeida (Lovebirds, Operação Outono), Bille August ( Night Train to Lisbon), Carlos Diegues (O Grande Circo Místico), António Ferreira (Pedro e Inês), Edgar Pêra ( Barão), Sérgio Graciano (Codex 632 e rainha e Bastarda) entre outros.

Em televisão destaca-se o seu trabalho para os telefilmes da SIC: Amo-te Teresa, Facas e Anjos, Mustang, Alta-Fidelidade, Lampião da Estrela, Aniversário, etc. . . Inspector Max, Conta-me Como Foi, O Mistério da Estrada de Sintra, 1986, e da série de 13 Contos da Marginal Filmes E mais recentemente inúmeras séries, tais como Cuba Libre, Viúva Negra, Causa Própria e Codex 632, Rainha e a Bastarda.

Em 2010 realizou o seu primeiro documentário sobre Raul Solnado (O meu Raúl), para a RTP. É também autora e apresentadora do programa televisivo Sei Quem Ele É, que já conta com três temporadas transmitidas na RTP1. Teve também uma rubrica na rádio Antena 1 (agora disponível em formato de podcast) chamada Pelo Sonho é que Vamos.

É fundadora e membro da Academia Portuguesa de Cinema, onde, entre outras iniciativas, criou e desenvolveu o projecto PASSPORTE LISBOA, cujo objectivo é dar a conhecer os actores portugueses a reconhecidos directores de casting de todo o mundo.

Em 2021 foi convidada para ser membro AMPAS (Academy of Motion Picture Arts and Sciences) É também membro da CSA (Casting Society of America), da ICDN (International Casting Directors Network).

No ano 2000 criou a ACT – escola de actores.

Em 2004 fundou a associação MANSARDA (IPSS), que considera ser o projecto da sua vida.

A MANSARDA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) – com caráter social, cultural e cívico, sem fins lucrativos. Pretende ajudar os profissionais que estão ou estiveram, durante uma parte significativa da sua vida profissional, ligados de forma principal ao mundo da língua, da arte e da cultura portuguesas e especialmente às artes performativas. Foi idealizada como uma casa em que coabitam gerações, em que se valoriza o conhecimento e experiência dos mais velhos numa constante interação com os mais novos. Na MANSARDA celebram-se e acompanham-se vários percursos com juventude, com alegria, e, sobretudo, com muita, muita vida.