Nuno Pino CustódioProfessor de Interpretação (Técnica de Máscara)

Nuno Pino Custódio (46 anos, Lisboa) dirigiu cerco de 40 criações, quase todas de sua autoria, onde se destacam colaborações com o Teatro Meridional (3 encenações), o Teatro O Bando, a Companhia do Chapitô, O Teatrão, FC – Produções Teatrais/Casa da Comédia, Teatro Oficina ou a companhia que fundou e dirige desde 2004, a ESTE – Estação Teatral da Beira Interior. Investiga, desde os primórdios dos anos 90, uma metodologia de interpretação intitulada “Máscara” e é uma da principais referências em Portugal no campo da formação de actores, tendo colaborado com inúmeras universidades, escolas profissionais, companhias ou festivais. Casos da Faculdade de Letras de Lisboa ou da Universidade de Évora, da ESEC, da ESMAE, da ESTAL, Circolando, Teatro Meridional, Teatro O Bando ou FIAR. Foi aluno de Ferruccio Soleri e Mario Gonzalez (o último, a principal referência viva do teatro mascarado no Ocidente, de quem foi também assistente em Portugal, em 2012, num workshop e numa criação). Tem sido professor regular desde 2010 da ACE – Academia Contemporânea do Espectáculo e da ACT – Escola de Actores e actualmente dirige o ciclo de workshops “O actor e a neutralidade” e as masterclasses em “Commedia dell’Arte”, patentes no TeatroAgosto – Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre, desde 2007, festival onde também é Director Artístico. O seu trabalho já foi mostrado em Espanha, Alemanha, Bélgica, Noruega, Cabo Verde, Moçambique e Brasil. Foi investigador do Centro de Estudos de Teatro da FLUL entre 1996 e 2000.