José Jorge DuarteProfessor Dobragem
    créditos

Professor de representação e técnicas de dobragem, trabalha há cerca de 20 anos como director de actores em dobragens para cinema e deu voz a muitas personagens de animação conhecidas do grande público.

Desde 2000 dirige ateliers de dobragens na ACT, RESTART, ZOV entre outras escolas.

Frequentou a Universidade de Sorbonne Nouvelle em Paris, Curso de Actores para alunos estrangeiros, em 1985, seguindo-se estágio em Turim sobre “A Nova Visão Estética do Teatro Contemporâneo” com diversas companhias.

Inicia a sua carreira de teatro, como actor em 1980, em “Terceiro Mundo” de Ricardo Pais. Seguiram-se outros espetáculos com diversos e conceituados encenadores: Alberto Lopes; Xosé Blanco Gil, Filipe La Féria , Fernanda Lapa, Carlos Avilez , Norberto Barroca, João Lourenço.

Em 1997, escreve e encena o Musical ” Leonardo, Barbette, Leo e os Anjos”, no Teatro Taborda em Lisboa.

Em cinema destacam-se os trabalhos com os realizadores Luis Filipe Costa, João Botelho, François Velle e Kadour Naiimi.

Desde 1983 apresenta diversos programas de televisão para RTP e SIC.