Francisco AntunezProfessor de Atelier de TV
    créditos

Nascido na Venezuela, passou a sua infância entre a Dinamarca e a Bélgica, antes de chegar a Portugal. Desde muito cedo se interessou pelo Cinema e pelas artes audiovisuais em geral, decidindo, ainda com tenra idade, qual o rumo profissional que pretendia seguir.

Estudou no Conservatório (ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema) e cedo começou a trabalhar como assistente de realização, adquirindo experiência em várias longas-metragens e publicidades.

Cruzou-se com inúmeros realizadores de renome – Jeff Zwart, Fabrizio Notari, Anthony Attanasio, Sérgio Graciano, Maria de Medeiros, António-Pedro Vasconcelos, Fabrice Carazo e Adam Brooks, entre outros – e foi acumulando uma experiência considerável.

Começou então a desenvolver a sua atividade como realizador, dirigindo curtas-metragens (exibidas e premiadas em festivais nacionais e internacionais), mas também documentários, publicidade e videoclips.

Paralelamente escreveu também críticas para a revista de cinema “Première” (edição portuguesa).

Em 2013 foi para Angola, para fazer parte de um projeto pioneiro: a criação de toda uma indústria de ficção para televisão, com todo um objectivo pedagógico, e com a formação de actores e técnicos locais.
    Depois de ter sido o realizador da 2ª unidade da longa-metragem e série “Njinga, Rainha de Angola”, foi um dos realizadores da primeira novela angolana, “Jikulumessu”, que foi nomeada para os EMMYS em 2015.

Em 2016, depois de dois anos em África, regressou a Lisboa para realizar uma novela para a SIC, “Coração D´Ouro”, produzida pela SP Televisão.

Logo de seguida esteve a coordenar e realizar as duas temporadas da série de comédia “Sim, Chef!”, para RTP, produzida pela Valentim de Carvalho, que foi muito bem recebida pela crítica e pelo público, atingindo números impressionantes nas audiências. Seguiu-se outra comédia, “Excursões Air Lino”, uma série de 13 episódios, também para a RTP, e produzida pela Até ao Fim do Mundo.

Em 2018, ano em que o Festival da Eurovisão se realizou em Portugal, dirigiu dois pequenos filmes para o espetáculo (um deles de Herman José), numa emissão em direto que foi vista por milhões de espectadores por todo o mundo.

No mesmo ano surgiu o convite para voltar a trabalhar com Angola, realizando duas temporadas de “Maison Afrochic”, uma sitcom, e também duas temporadas do concurso de stand up “Tropa dos Tuneza”, todos para a FOX Angola.

No final desse ano surgiu o convite da Plural para integrar a equipa de realizadores d´” a Teia”, e logo a seguir de “Amar depois de Amar”, duas telenovelas, ambas grandes êxitos da TVI.
    Em 2019, foi convidado para assumir a direção artística e realização de “Quer o Destino”, também da TVI, que foi recentemente nomeada para o EMMY Internacional, em 2021, na categoria “Melhor Telenovela”.

Seguiu-se “Para Sempre”, em 2021, também para a Plural/TVI, e que está atualmente em exibição.

No final de 2021 realizou um telefilme de Natal, “A Consoada”, para a TVI, e está neste momento a iniciar a pré-produção de mais um projeto Plural/TVI : “Rua das Flores”.

franciscoantunez.weebly.com