créditos
Italiana de nascença, Barbara Pollastri estuda e trabalha em Itália, Inglaterra e França até 1996, ano em que se estabelece em Portugal dando início aos estudos em interpretação de conferência, profissão que exerce desde há 20 anos.
Em 2014, eventos inesperados levam-na a entreprender um caminho desde sempre desejado começando os seus estudos em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa. O que nunca podia imaginar era a riqueza do Mundo que se iria desvendar à sua volta e o espanto de aprender a ouvi-lo através dos olhos. A Língua Gestual Portuguesa nas Artes Performativas torna-se de imediato outro caminho profissional que tem vindo a explorar em projetos de teatro com artistas surdos e ouvintes. Destaca-se o primeiro projeto, pioneiro em Portugal, “A Linguagem do Coração”, criado e encenado por Sofia de Portugal com os alunos do 2º ano da ACT, no âmbito do Módulo Práticas de Palco, em que é também investigada a figura do intérprete-sombra — shadow interpreting.
Colabora atualmente com “TERRA AMARELA, Plataforma de Criação Artística Inclusiva” — direção artística do ator e encenador Marco Paiva — como performer, mediadora cultural e linguística.