Das Ideias às Páginas

com João Tordo

Datas a anunciar em breve

12 horas

160€

João Tordo nasceu em 1975. Publicou dezoito livros e recebeu vários prémios, entre eles o Prémio Literário José Saramago 2009, o Prémio Fernando Namora 2021. Foi finalista de muitos outros prémios, incluindo o Prémio Literário Europeu, o Prémio Fernando Namora, o Prémio Oceanos e o Prémio PEN Clube. Os seus livros estão publicados em mais de quinze países. Escreveu também várias séries de televisão, incluindo Até que a Vida Nos Separe (NETFLIX), O Segredo de Miguel Zuzarte (RTP), Terapia (RTP), Os Filhos do Rock (RTP) e Rabo de Peixe (NETFLIX). É formador de ficção literária desde 2007.

Workshop para maiores de 17 anos

Esta oficina de João Tordo pretende levar os inscritos através do processo criativo da ficção, com relevância para o romance e particular atenção à estrutura de uma obra.

Partindo dos grandes clássicos e estimulando a criação de uma voz original, o workshop destina-se a todos aqueles que desejem compreender melhor como se desenha uma narrativa consistente, descobrindo também a voz única que temos dentro de nós.

Abordando autores como Carver, Melville, Carol Oates, Dostoievski, Lahiri, Nabokov, Hemingway, Saramago, Woolf, mas também autores de teatro e cinema, numa tentativa de compreender aquilo que nos podem ensinar sobre linguagem, ritmo, forma, estrutura (Arte e Técnica, em suma), e pondo em prática exercícios semanais para encontrar uma voz que respeite a tradição de cada um, esta oficina não promete “fazer” escritores, mas sim oferecer bases, técnicas, experiência e motivação a quem escreve e deseja conhecer melhor os meandros literários.

Durante 12 horas, João Tordo guiará os participantes por todas as fases da criação de uma obra: das origens de uma ideia original ao momento final da edição, passando pelo planeamento, a estrutura e a descoberta de um tom e ponto de vista. Pelo caminho, João Tordo abordará o processo de grandes autores ao longo da história da literatura — de Homero a Roth —, e as inesquecíveis histórias e personagens que nos deixaram.

Neste curso, a interação com os formandos será fundamental. A primeira parte de cada aula será de exposição, a segunda parte de participação de quem está do outro lado — na forma de perguntas, dúvidas e inquietações inerentes a todos os que escrevem e querem construir uma narrativa.

Valor: 160€*

Para formalizar a sua inscrição, deve enviar um e-mail para workshop@act-escoladeactores.com, indicando que se deseja inscrever.

Será contactad@ pela equipa da Act assim que as datas do workshop forem definidas.

O pagamento da inscrição só é feito depois de confirmar a sua disponibilidade para frequentar as aulas nas datas propostas.

Qualquer dúvida que tenha, pode contactar-nos para:

workshop@act-escoladeactores.com