Com Filipa Amaro
Datas a anunciar em breve
12 horas
100€
Workshop para participantes a partir dos 17 anos
There is a certain skillset that’s required for auditions that you won’t need for the shoot.
Existe todo um conjunto de factores que decidem quem fica selecionado num casting que pouco têm a ver com as capacidades de representação de um actor. Acredito que existem ainda elementos particulares à publicidade que ajuda saber identificar, bem como erros a evitar. Essencialmente vamos desmistificar e dar alguma leveza a um processo que é, por vezes, penoso e altamente vulnerável. Este workshop tem uma forte componente prática em que, desde o início, iremos realizar audições com e sem falas, bem como a análise das mesmas.
ASPECTS THAT GO INTO BOOKING A JOB – Desmistificar (e dar alguma leveza) ao processo.
Existem essencialmente três aspectos que determinam quem fica com um casting: o look, o approach e skillset. Vamos fazer o breakdown das poucas coisas que estão no nosso controlo e das que não estão. Como diz o Michael Shurtlef no Audition “às vezes somos só parecidos com a ex mulher do realizador e ele odeia a nossa cara sem saber bem porquê”. Nesses castings nunca tivemos hipótese, mas isso também traz uma certa leveza ao processo diário de rejeição pois, a maioria das vezes, não tem nada a ver connosco. Este workshop é para, nas vezes em que tudo se alinha, saber aproveitar a oportunidade.
Por último, ainda no âmbito da desmistificação, let´s talk money: ainda que a maioria dos actores faça publicidade porque acredita profundamente no produto, o aspecto financeiro é importante e muitas vezes não discutido suficientemente entre nós. Falemos de aspectos práticos: quantas/quais agências têm acesso aos castings, percentagens e números.
CASTING (PRESENCIAL)
A grande vantagem de ir a um casting presencial é que temos muita informação que sozinhos em casa não podemos usar. Podermos reagir ao nosso ambiente, ler a sala, usá-la a nosso favor.
Sala de espera – O casting presencial começa antes de entrarmos no estúdio.
Apresentação – Se 95% dos castings não passam da apresentação, é essencial entrar no “tom certo” a partir da primeira palavra. Embora isto se aplique ao cinema, vamos trabalhar algumas particularidades da publicidade.
Improvisação (sozinho e em grupo) – Be specific. Ferramentas que ajudam a ultrapassar bloqueios, “diálogos” sem som, intenção, tom e trabalhar com “não actores”.
Acções (em silêncio awkward) – Exercícios práticos, trabalhar a “naturalidade” de todo o tipo de acções, comuns em publicidade.
Dessensibilização à câmara (general awareness) – Será que se vê nos meus olhos que está uma câmara a apontar a quarenta centímetros de minha cara? Provavelmente.
SELFTAPE
Selftape é uma oportunidade para repetirmos as vezes que quisermos mas isso também se pode tornar perigoso. Erros a evitar e como conseguir colocar a atenção apenas no que importa: nós.
Ferramentas práticas e análise.
LINE WORK
Fazer o trabalho de casa e encontrar o tom da cena. Memorizar as falas é das poucas coisas que se pode controlar num casting. Usar ferramentas de memorização, beats (breakdown da cena). Existem mil maneiras de dizer uma fala mas a única coisa que interessa no casting é fazer uma escolha (interessante), estar presente e aberto a receber direcção. O casting não serve para o actor adivinhar o conteúdo do guião mas sim para testar a capacidade que tem de adaptação e espontaneidade.
Inscrição
Para formalizar a sua inscrição, deve preencher este formulário (apenas as questões assinaladas com * são obrigatórias). Aconselhamos que o faça num computador e não telemóvel/tablet, sendo o Google Chrome o navegador mais compatível.
https://alunosact.eschoolingserver.com/PreInscriptions
Será contactad@ pela equipa da Act assim que as datas do workshop forem definidas.
O pagamento da inscrição só é feito depois de confirmar a sua disponibilidade para frequentar as aulas nas datas propostas.
Qualquer dúvida que tenha, pode contactar-nos para:
workshop@act-escoladeactores.com
937 852 555