Workshop Intensivo – Iniciação às Técnicas do Actor – Verão

Nuno Nunes e Inês Nogueira

(Interpretação / Voz)

Sofia de Portugal e Elena Castilla

(Interpretação/ Corpo e Movimento)

24 de Junho a 5 de Julho

Segunda a Sexta das 14h30 às 18h30

Elena Castilla  iniciou o trabalho de corpo através da ginástica rítmica, começando posteriormente a formação em técnicas de dança clássica, moderna, contemporânea e composição coreográfica. É Licenciada pela Escola Superior de Dança de Lisboa, em Língua Portuguesa, Ministerio de Educación de Espanha, pós-graduada em Expresión Artística y Danza, Universidad de A Coruña, e em Pedagogia do Ensino Secundário, Universidad de Extremadura.

Realiza um trabalho paralelo e ao mesmo tempo complementar entre a criação/interpretação e o ensino. Entende o ensino como um acto criativo, onde utiliza ferramentas de métodos de ensino alternativo para a pesquisa do movimento. Enquanto pedagoga interessa-lhe a construção duma plataforma de criação artística onde os intervenientes investiguem e explorem com e seu corpo.
Realiza praticas de corpo de grupo ligadas à perceção, relação espaço/tempo/sujeito. Leciona aulas no seu próprio estabelecimento, em diversas escolas de ensino profissional artístico, em serviços educativos e colabora em projetos de igualdade de género através do movimento.

Inês Nogueira é licenciada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema e é professora da Act desde 2001.

Trabalhou com os seguintes encenadores: Antonino Solmer, Fernanda Lapa, Carlos Avilez, José Peixoto, Jorge Silva Melo, João Grosso, Miguel Loureiro, Maria Emília Correia, Martim Pedroso, Patrícia Portela, entre outros.

Criou em 2011 com Carlos “Zíngaro” o espectáculo Negro em Chão de Sangue Verde a partir da poesia de Mário Dionísio apresentado no Teatro Maria Matos, na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio e no Liceu Camões (2011)

Trabalhou no cinema e televisão com, entre outros, Jorge Silva Melo, Joaquim Leitão, Sérgio Graciano, Jorge Paixão da Costa, Francisco Manso, Vicente do Ó, em: RepúblicaAntónio, um Rapaz de Lisboa; Até Amanhã, Camaradas; Liberdade 21; Maternidade; GarrettUm estranho em Casa; Florbela; Planeta Adormecido; Um poema por SemanaQueridas feras; Doce Fugitiva; Morangos com Açúcar e Depois do Adeus

Cantora desde 1989, canta neste momento, no projecto Jazz e Poesia. Faz parte do Coro da Achada – Centro Mário Dionísio, desde a sua formação em 2009

Co-autora de Manual de Teatro,  direção Antonino Solmer, edição Cadernos ContraCena, 1999. Reeditado pela Temas e Debates.

Nuno Nunes é actor e encenador, trabalhou com algumas das principais companhias de teatro portuguesas e em vários projectos internacionais. Para além de cinema, fez televisão, publicidade e dobragem ao longo de mais de duas décadas de actividade. Como formador trabalhou nos mais diversos âmbitos, entre entidades de formação oficial e contextos específicos de intervenção artística e social, tanto em Portugal como em vários outros países. Colabora com a Act desde 2008.

Sofia de Portugal é actriz, cantora, encenadora, e exerce a sua actividade profissionalmente há mais de 20 anos. Tem a Licenciatura do Curso de Formação de Actores e Encenadores  da Escola Superior de Teatro e Cinema. Paralelamente à actividade de actriz e cantora é também encenadora e directora de actores. Lecciona a disciplina de Teatro há 18 anos e tem desenvolvido o seu sistema de ensino.

Um dos workshops mais procurados da ACT está de volta! O Workshop Intensivo – Iniciação às Técnicas do Actor é leccionado por alguns dos professores mais importantes da Act que, durante duas semanas, vão dar oportunidade a todos os participantes de conhecerem o método de ensino da nossa escola.

Interpretar e construir personagens, trabalhar a voz e o corpo, são algumas das etapas pelas quais vão passar os participantes deste workshop, no qual também se trabalha as técnicas de relaxamento, de concentração e de desenvolvimento da criatividade.

Para formalizar a sua inscrição, deve preencher este formulário, escolhendo o ano lectivo 2023/24

E fazer o pagamento da primeira prestação (150€) para o IBAN indicado em baixo e enviar-nos o comprovativo da transferência

IBAN – PT50 0036 0458 99104634589 65

A segunda prestação deve ser paga até 17 de Junho e os dados para pagamento serão enviados pela equipa da Act.

Se quiser sugerir um plano de pagamento alternativo a este, pode enviar-nos uma proposta por e-mail. Tenha em consideração que uma parte do valor deve ser pago no acto da inscrição e o restante ANTES do workshop terminar.

Se tiver alguma dúvida, pode contactar-nos para

workshop@act-escoladeactores.com / 937 852 555