Nuno LeãoProfessor Atelier Contemporâneo / Interpretação
    Créditos:

Licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e em Ensino Básico – 1º Ciclo pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Desenvolve o seu trabalho artístico desde 2004, tendo desenvolvido vários projetos que atravessam os domínios da criação, formação, mediação, investigação e programação. Colaborou com vários teatros e estruturas artísticas como Artistas Unidos, Teatro Praga, Kobalt Works, Teatro Nacional São Carlos, Teatro Nacional D. Maria II, Cooperativa Comunicação e Cultura, Ajidanha, Cães à Solta, Comédias do Minho, entre outras. Em 2009, desenvolveu investigação no Instituto de Literatura Tradicional (IELT) da Universidade Nova de Lisboa. Em 2013/2014 colabora com o Teatro Praga no projeto internacional de artes performativas “TABUROPA” (Portugal, Alemanha, Bélgica, Polónia). Em 2012 funda, com Ana Gil, a Terceira Pessoa – Associação. Aí assume funções de direção artística, tendo desenvolvido vários projetos de criação artística em teatro, performance e artes visuais, projetos de formação artística e mediação, investigação, edição e programação nos mais variados contextos e geografias. De entre os vários projetos desenvolvidos nesta estrutura destaca “Kurt Cobain” (2012), “Hey You” (2013), “Inscrição” (2014), “Mãos Pensantes ou Manual de Pensar” (2014), “Primeira Infância: um fabulário” (2015), “Há Festa no Campo” (2014 – 2016), “Senso Comum” (2018), “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no universo” (2018), “Uma linha é um ponto que passeia” (2019), “Luz Negra” (2020), “Tekné” (2021) e “QR Code” (2021), “In Loco” e “Os Idiotas” (2022-2023), “Radioatividade” (2023-2024). Desde 2019 tem assumido as funções de Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, onde leciona as disciplinas de Interpretação.