Créditos: ©Estelle Valente
Encenadora, atriz, dramaturga. Fundadora e diretora artística do Teatro do Vestido (2001-), onde dirigiu e escreveu mais de 30 criações.
Doutorada pela Roehampton University, no departamento de teatro e estudos performativos, com a tese-espetáculo Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas (prémio do público do Festival de Teatro de Almada 2015/ Nomeado para melhor espetáculo SPA/2015). Mestre em Encenação pela Royal Scottish Academy of Music and Drama; licenciada em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa; formação como atriz pela Escola Superior de Teatro e Cinema (antigo Conservatório Nacional).
Aprofundou os seus processos colaborativos com os Goat Island e os Every House has a Door, na School of the Art Institute of Chicago. Aprendeu sobre o devising – que já fazia, mas a que não dava esse nome – com Alexander Kelly, dos Third Angel, no Programa Gulbenkian de Criatividade e Criação Artística. Foi também aí que consolidou o seu trabalho autobiográfico. A relação entre os acontecimentos históricos e as suas representações no presente, bem como a recolha de memórias e histórias de vidas, e as cartografias poéticas e afetivas das cidades são algumas das questões a partir das quais tem trabalhado e investigado.
É professora adjunta no departamento de Teatro da Escola Superior de Artes e Design, das Caldas da Rainha (ESAD.CR), e investigadora associada do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC/NOVA). Participa regularmente em inúmeras conferências nacionais e internacionais, onde é convidada a falar acerca do seu trabalho sobre teatro e memória.
Foi nomeada por “Elas também estiveram lá”, para o Prémio SPA/ Melhor Texto Português Representado, 2018. Editou em 2019 “Margem”, texto que escreveu para o espetáculo homónimo de Victor Hugo Pontes (Prémio SPA/ Melhor Coreografia, 2018). “Viajantes Solitários” foi apresentado sob forma de leitura encenada no Festival d’ Avignon, em 2018. Em 2019 encenou “Retornos, Exílios e Alguns que Ficaram” com atores franceses no Panta Thêatre, em Caen, inserido em Écrire et Mettre en Scène: le Théâtre Portugais.
Tem diversos artigos publicados sobre o seu trabalho de investigação.