Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Ana Rocha de Sousaprofessora Práticas de Plateau Cinema
    Créditos: Carlos Ramos

Nasceu em Lisboa e trabalha no mundo.
    Viveu em Londres, onde estudou e fez o mestrado em cinema na London Film School. Em Portugal percorreu um caminho de doze anos como atriz na televisão e no teatro.
    É licenciada em Pintura pela Universidade de Belas Artes da Universidade de lisboa, onde desenvolveu os primórdios da sua expressão artística em fotografia, vídeo e instalações de arte.
    Com LISTEN, a sua primeira longa metragem de ficção, estreou-se em 2020 no Festival de Veneza onde o filme venceu diversos prémios, entre eles o prestigiado Leão do Futuro, o Leão Especial do Júri e o Melhor filme Internacional atribuído pela crítica independente. LISTEN chegou a vencer diversos prémios e nomeações em competições nacionais e internacionais. Estreou em salas de cinema pelo mundo, em festivais de prestígio e em plataformas digitais nacionais e internacionais. Em Portugal, foi vencedor de 5 prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema.
    No início de carreira, Ana realizou curtas metragens de ficção e documentário, vídeos de música para artistas nacionais e criou e desenvolveu profissionalmente cenários para palco, set designs para filmes, bem como desenhou e executou projetos de decoração de interiores.
    O seu trabalho no cinema tem uma ligação profunda e detalhada entre o real e a ficção na busca de um impacto de transformação social. Tornando-se uma voz ativa na defesa dos direitos humanos, da igualdade e da inclusão.
    O seu trabalho é muitas vezes multidisciplinar.