Da Ideia ao Piloto: Criar Uma Série de Televisão

Com João Nunes

Datas a anunciar em breve

João Nunes é um storyteller e argumentista que gosta de ajudar outras pessoas e marcas a contar as suas próprias estórias.
Já escreveu mais de 3500 páginas de ficção audiovisual produzida, incluindo sete longas metragens, cinco telefilmes, onze curtas metragens, e dezenas de episódios de séries de televisão. Neste momento está a desenvolver uma nova série de televisão para uma produtora portuguesa.

Desde 2005 mantém um popular blogue sobre escrita para cinema e audiovisual em joaonunes.com, tendo também publicado o livro Como Escrever um Argumento de Cinema. Já deu diversos cursos e workshops de escrita, em Portugal, Angola e Guiné. Foi duas vezes presidente da APAD — Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos, e é membro fundador da Academia Portuguesa de Cinema.

Workshop presencial para maiores de 16 anos

No workshop presencial Da Ideia Inicial ao Piloto: Criar Uma Série de Televisão conheceremos todo o processo de criação de uma série dramática audiovisual, desde a génese da ideia até à sua apresentação e venda.

Ao longo de seis módulos de três horas vamos combinar a explicação dos conceitos teóricos fundamentais com inúmeros exercícios práticos e análise de exemplos de sucesso.Desta forma, os alunos terminarão este curso presencial com as ferramentas necessárias para criar, desenvolver e apresentar as suas próprias séries de ficção audiovisual a produtoras, canais de televisão e plataformas como a Netflix.

Módulo 1O panorama atual e as novas plataformas de VOD. Os diversos tipos de séries dramáticas. As narrativas serializadas longas. O exemplo de Breaking Bad. Como encontrar a boa ideia.

Módulo 2A premissa e o tema. O protagonista e o mundo da narrativa. A fórmula do drama. O exemplo de Gambito da Dama. Escrever uma storyline.

Módulo 3O universo da série. Antagonistas e outros personagens. Os arcos de transformação. O exemplo de A Maravilhosa Mrs. Meisel. Escrever uma descrição de personagens.

Módulo 4Os paradigmas narrativos. A abordagem fractal. A progressão dramática e a estrutura da temporada. O exemplo de Peaky Blinders. Escrever a sinopse da temporada.

Módulo 5Género, tom e estilo. Criadores, show runners e writer’s rooms. Desenvolver as escaletas. A escrita audiovisual. O exemplo de Ozark. Introdução ao aplicativo WriterSolo.

Módulo 6Como e a quem vender uma série. Tipos de contratos e opções. O pitch de elevador e o deck de apresentação. O exemplo de Stranger Things. Criar uma bíblia de série de ficção.

Pode fazer uma pré-inscrição para este workshop, preenchendo este formulário e escolhendo o ano lectivo 2023/24

Será contactad@ pela equipa da Act assim que as datas do workshop forem definidas.

O pagamento da inscrição só é feito depois de confirmar a sua disponibilidade para frequentar as aulas nas datas propostas.

Qualquer dúvida que tenha, pode contactar-nos para:

workshop@act-escoladeactores.com