Casting para Publicidade (Commercial Auditioning)

Com Filipa Amaro

Datas a anunciar em breve

12 horas

100€

 

Filipa Amaro é argumentista, realizadora e actriz. Nasceu em Lisboa em 1993. Licenciou-se em escultura na Accademia Albertina di Belli Arti di Torino e fez o mestrado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Estudou Meisner no John Frey Actors Studio durante 2 anos.
Fez inúmeras curtas que nunca hão-de ver a luz do dia e uma que viu uma sala do cinema do São Jorge. Em 2019 escreveu e realizou a sua primeira série, Frágil, para a RTP Play. Recentemente escreveu e realizou a segunda série Emília, produzida pela Maria&Mayer, com estreia prevista para 2023 na RTP1. Está neste momento a trabalhar no desenvolvimento de quatro novos projectos de ficção.
Como actriz fez mais de 35 filmes publicitários, sendo este workshop um resumo do que aprendeu nestes projectos, tanto à frente como atrás da câmara.

Workshop para participantes a partir dos 17 anos 

 

There is a certain skillset that’s required for auditions that you won’t need for the shoot. 


Existe todo um conjunto de factores que decidem quem fica selecionado num casting que pouco têm a ver com as capacidades de representação de um actor. Acredito que existem ainda elementos particulares à publicidade que ajuda saber identificar, bem como erros a evitar. Essencialmente vamos desmistificar e dar alguma leveza a um processo que é, por vezes, penoso e altamente vulnerável. Este workshop tem uma forte componente prática em que, desde o início, iremos realizar audições com e sem falas, bem como a análise das mesmas.

 

ASPECTS THAT GO INTO BOOKING A JOB – Desmistificar (e dar alguma leveza) ao processo. 

Existem essencialmente três aspectos que determinam quem fica com um casting: o look, o approach e skillset. Vamos fazer o breakdown das poucas coisas que estão no nosso controlo e das que não estão. Como diz o Michael Shurtlef no Audition “às vezes somos só parecidos com a ex mulher do realizador e ele odeia a nossa cara sem saber bem porquê”. Nesses castings nunca tivemos hipótese, mas isso também traz uma certa leveza ao processo diário de rejeição pois, a maioria das vezes, não tem nada a ver connosco. Este workshop é para, nas vezes em que tudo se alinha, saber aproveitar a oportunidade. 

 

Por último, ainda no âmbito da desmistificação, let´s talk money: ainda que a maioria dos actores faça publicidade porque acredita profundamente no produto, o aspecto financeiro é importante e muitas vezes não discutido suficientemente entre nós. Falemos de aspectos práticos: quantas/quais agências têm acesso aos castings, percentagens e números. 


CASTING (PRESENCIAL)

A grande vantagem de ir a um casting presencial é que temos muita informação que sozinhos em casa não podemos usar. Podermos reagir ao nosso ambiente, ler a sala, usá-la a nosso favor.  

Sala de espera – O casting presencial começa antes de entrarmos no estúdio. 

Apresentação – Se 95% dos castings não passam da apresentação, é essencial entrar no “tom certo” a partir da primeira palavra. Embora isto se aplique ao cinema, vamos trabalhar algumas particularidades da publicidade.

Improvisação (sozinho e em grupo) – Be specific. Ferramentas que ajudam a ultrapassar bloqueios, “diálogos” sem som, intenção, tom e trabalhar com “não actores”.

Acções (em silêncio awkward) – Exercícios práticos, trabalhar a “naturalidade” de todo o tipo de acções, comuns em publicidade.

Dessensibilização à câmara (general awareness) Será que se vê nos meus olhos que está uma câmara a apontar a quarenta centímetros de minha cara? Provavelmente. 

 

SELFTAPE

Selftape é uma oportunidade para repetirmos as vezes que quisermos mas isso também se pode tornar perigoso. Erros a evitar e como conseguir colocar a atenção apenas no que importa: nós. 

Ferramentas práticas e análise. 

 

LINE WORK 

Fazer o trabalho de casa e encontrar o tom da cena. Memorizar as falas é das poucas coisas que se pode controlar num casting. Usar ferramentas de memorização, beats (breakdown da cena). Existem mil maneiras de dizer uma fala mas a única coisa que interessa no casting é fazer uma escolha (interessante), estar presente e aberto a receber direcção. O casting não serve para o actor adivinhar o conteúdo do guião mas sim para testar a capacidade que tem de adaptação e espontaneidade. 

 

Inscrição

Para formalizar a sua inscrição, deve preencher este formulário (apenas as questões assinaladas com * são obrigatórias). Aconselhamos que o faça num computador e não telemóvel/tablet, sendo o Google Chrome o navegador mais compatível. 

https://alunosact.eschoolingserver.com/PreInscriptions

 

Será contactad@ pela equipa da Act assim que as datas do workshop forem definidas.

 

O pagamento da inscrição só é feito depois de confirmar a sua disponibilidade para frequentar as aulas nas datas propostas. 

 

Qualquer dúvida que tenha, pode contactar-nos para:

workshop@act-escoladeactores.com 

 937 852 555