Anatomia de uma Personagem – ESGOTADO

8 a 29 de Outubro

Terças e Sextas das 14h30 às 17h30

190€

Manuel Pureza nasceu em Coimbra, em 1984. Estudou fotografia e realização na Escola Superior de Teatro e Cinema. Como assistente de realização, trabalhou com alguns dos maiores realizadores de cinema portugueses.

Aos 25 anos tornou-se num dos mais novos realizadores de televisão. Os seus trabalhos de realização já por duas vezes foram nomeados para os International Emmy Awards e uma vez para um prémio Sophia.

Realizou algumas curtas-metragens. Uma delas, “A Bruxa de Arroios”, ganhou o prémio Méliès d’Argent em 2012, bem como o prémio de Melhor Curta Internacional de Terror noMoteLX desse mesmo ano.

A sua curta-metragem, “Kieza”, realizada em Angola, esteve presente em Cannes, em 2016, no Short Film Corner e ganhou o Prémio de Melhor Actor em curta-metragem dramática, no Best Actors Film Festival em São Francisco, bem como um Gold Remi Award no World Fest Houston International Film & Video Festival, ambos nos EUA.

Realizou também as curtas-metragens “Fiel” e “Um Último Dia de Primavera”.

“Inimigos da Liberdade” foi o seu primeiro texto teatral e a sua primeira encenação, tendo ganho o Prémio Miguel Rovisco 2019 – uma iniciativa do Teatro da Trindade/Fundação INATEL

Em 2021 estreia na RTP as séries “Até que a Vida nos Separe” e  “Pôr do Sol”.

Em 2022, estreia a segunda temporada desta última, à qual se seguiu uma longa-metragem em 2023, “Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó”.

Em 2024, estreia “Sempre”, uma série sobre o 25 de Abril.

Em conjunto com Andreia Esteves, é responsável pela produtora Coyote Vadio

Para actores profissionais, estudantes de artes performativas, iniciantes na arte da representação.

“Para mim enquanto realizador, o actor que trabalha mais do que os outros, que se prepara mais do que os outros, que lê mais que os outros, que vê mais do que os outros, é mais completo que os demais. É importante andarmos atentos ao que se faz, como se faz, de que forma a gramática da linguagem do actor muda de acordo com os tempos e, acima de tudo, às novas dramaturgias vão aparecendo.”

Manuel Pureza

Estas sessões passam fundamentalmente pela análise de cenas da cinematografia clássica americana e do cinema contemporâneo europeu, pela discussão e estudo de uma ou duas séries da actualidade, e ainda pela leitura de cenas e outros textos dramatúrgicos. Será sugerida bibliografia para acompanhar.

Para formalizar a sua inscrição, deve enviar um e-mail para workshop@act-escoladeactores.com, indicando que se deseja inscrever

E fazer o pagamento da primeira prestação (95€) para o IBAN indicado em baixo e enviar-nos o comprovativo da transferência

IBAN – PT50 0036 0458 99104634589 65

A segunda prestação deve ser paga até 3 de Outubro e os dados para pagamento serão enviados pela equipa da Act.

Se quiser sugerir um plano de pagamento alternativo a este, pode enviar-nos uma proposta por e-mail. Tenha em consideração que uma parte do valor deve ser pago no acto da inscrição e o restante ANTES do workshop terminar.

Se tiver alguma dúvida, pode contactar-nos para

workshop@act-escoladeactores.com / 937 852 555

Caso desista antes do workshop começar, perde o direito a 50% do valor da inscrição.

Se desistir após o início do workshop, perde o direito à totalidade do valor pago.