Marta Gomes

    Marta Gomes
    16/22 anos
    1.52 m
    46/48kg
    Olhos castanhos / esverdeados
    Inglês (básico), Francês (básico), sotaque de Lisboa
    Habilitações: Curso profissional de teatro da EPTC, hip hop (básico), patinagem artística, natação, pentatlo moderno, piano (básico)
    Interesses: Dança contemporânea, fotografia e pintura
    À procura de agente

    marta.gomes2602@gmail.com // @marta_vieira_ps

    Tudo gira em torno de um começo, o desabrochar de um novo projeto até à realização do mesmo. Gosto de me sentir realizada em todas as etapas da minha vida. Sendo aluna de teatro, penso que agora não é exceção. O que é ser uma aluna de teatro? Até onde é que o ser humano se predispõe a ir? Somos muito mais que meras palavras ditas, muito mais que um complexo monólogo decorado.
    As personagens ecoam em nós, assim como nós ecoamos nelas, somos uma alma, uma vida num só corpo. Admiro o trabalho da atriz Meryl Streep, Dalila Carmo, Beatriz Batarda e Robert De Niro pela intensidade, simplicidade, profundidade, especificidade e entrega que denotam em cada trabalho que apresentam. Aprecio também os filmes de Martin Scorsese, Hitchcock e Marco Martins.

    Representar é a arte do sonhar e da presença, é estar em constante confronto entre a razão e a emoção. É um ato de coragem, é saber errar sem julgar, é ser vulnerável e ao mesmo tempo estar aberto a um abismo de possibilidades.
    A preparação é a mestria do ator. Sem voz, não somos nada nem ninguém, somos nefastamente engolidos pelo espaço que nos acolhe (palco). A voz e a palavra são o ecoar da nossa personalidade aos olhos de outrem. A projeção vocal, um corpo fervorosamente bem preparado é a base da confiança de um intérprete. «A voz, o tom, o gesto, a ação eis o que pertence ao ator. É o ator que dá ao discurso toda a energia que este tem. É ele que leva aos ouvidos, a força e a verdade da entoação.»

    Sinto-me confortável tanto em palco, como diante de uma câmera.

    Levarei comigo o desejo de querer ir mais longe, a importância do detalhe e do rigor, o profissionalismo e a exigência. Guardo com muito carinho todas as aprendizagens, métodos, evoluções, lemas e conversas.
    “Define a atriz que queres ser. / Provocar para dialogar. / Não tenhas pressa, toma o teu tempo. Procura e põe-nos à procura contigo. / Confia no trabalho e no processo, pois quando precisares ele vai estar lá.” – Beatriz Batarda
    “Solta as rédeas do cavalo, sai do certinho vais ter que te esbardalhar.” – Sara de Castro