Ana Rocha de Sousaprofessora Práticas de Plateau Cinema
    Créditos: Carlos Ramos

Nasceu em Lisboa e trabalha no mundo.
    Viveu em Londres, onde estudou e fez o mestrado em cinema na London Film School. Em Portugal percorreu um caminho de doze anos como atriz na televisão e no teatro.
    É licenciada em Pintura pela Universidade de Belas Artes da Universidade de lisboa, onde desenvolveu os primórdios da sua expressão artística em fotografia, vídeo e instalações de arte.
    Com LISTEN, a sua primeira longa metragem de ficção, estreou-se em 2020 no Festival de Veneza onde o filme venceu diversos prémios, entre eles o prestigiado Leão do Futuro, o Leão Especial do Júri e o Melhor filme Internacional atribuído pela crítica independente. LISTEN chegou a vencer diversos prémios e nomeações em competições nacionais e internacionais. Estreou em salas de cinema pelo mundo, em festivais de prestígio e em plataformas digitais nacionais e internacionais. Em Portugal, foi vencedor de 5 prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema.
    No início de carreira, Ana realizou curtas metragens de ficção e documentário, vídeos de música para artistas nacionais e criou e desenvolveu profissionalmente cenários para palco, set designs para filmes, bem como desenhou e executou projetos de decoração de interiores.
    O seu trabalho no cinema tem uma ligação profunda e detalhada entre o real e a ficção na busca de um impacto de transformação social. Tornando-se uma voz ativa na defesa dos direitos humanos, da igualdade e da inclusão.
    O seu trabalho é muitas vezes multidisciplinar.