Lígia RoqueProfessora Análise e Construção da Personagem
    créditos

    Atriz, encenadora, diretora de atores e professora de teatro.

    Estagiou no Conservatório Nacional de Arte Dramática de Paris, concluiu uma pós-graduação em Texto Dramático Europeu pela FLUP e obteve o grau de Especialista em Interpretação pelo IPL. Fez formação com Anatole Vassiliev, Emmanuel Demarcy-Mota, Giorgio Barberio Corsetti, Jérôme Deschamps, Richard Schechner, entre outros.

    Da sua carreira de atriz que iniciou em 1985, sobressai o seu vasto trabalho no TNSJ. Ultimamente protagonizou, Teoria da Relatividade de Rui Xerez de Sousa (enc. Miguel Seabra), Morte de um Caixeiro Viajante de Arthur Miller e Quarteto de Heiner Muller (enc. Carlos Pimenta) e Neva de Guillermo Calderón (enc. João Reis). No cinema destaca-se O Lugar que Ocupas de Luís Filipe Marques e Corte do Norte de João Botelho e na televisão participou em várias séries e novelas como atriz e também diretora de atores.

    Das suas encenações recentes realça Em Verdade de Daniela Vieitas no Fuckin’Globo/Luanda, Assim que Passarem Cinco Anos de Lorca no THSC e Cinco Formas de Morrer de Amor de Catarina Molder no TNSJ.

    É professora de Interpretação desde 1999, tendo ensinado no ensino superior e profissional. Mais recentemente lecionou na ESAP, ESMAE e ESTC. Deu ainda formação teatral no estrangeiro, nomeadamente em Luanda no CCBA e no Chile no Festival Santiago a Mil.