Créditos:
Nascido em 1973, Gonçalo Galvão Teles formou-se em Direito pela Universidade de Lisboa antes de viajar para os Estados Unidos onde concluiu o Mestrado em Escrita de Argumento para Cinema e Televisão na Universidade do Sul da Califórnia.
Regressado a Portugal, o seu primeiro argumento produzido, a curta-metragem de animação “A Suspeita”, ganhou o Cartoon D’Or para melhor filme de animação europeu do ano 2000. Desde então tem vindo a desenvolver uma carreira como argumentista, realizador e produtor de vários filmes, onde se incluem os telefilmes “Teorema de Pitágoras” (argumentista e realizador), “A Noiva” (co-realizador) e “Jogo da Glória” (argumentista), as longas-metragens “O Jardim do Outro Homem” e “O Último Voo do Flamingo” (argumentista), e as curtas-metragens “O Outro Lado do Arco-Íris”, “Senhor X” e “Antes de Amanhã” (Prémio de Melhor Curta-Metragem do Festival Caminhos do Cinema Português, Grande Prémio Ovarvídeo e Grande Prémio do Festival Internacional de Curtas-Metragens do Mediterrâneo), todas como argumentista e realizador.
Depois do lançamento das longas-metragens Gelo (2016) e Soldado Milhões (2018) – vencedor de 5 Prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema – estreou recentemente o seu novo filme “Nunca Nada Aconteceu”, com Filipe Duarte, Ana Moreira, Rui Morrison, Bernardo Lobo Faria, Miguel Amorim, Alba Baptista e Beatriz Batarda, vencedor dos Prémios de Melhor Actriz e Melhor Actor no Festival de Cinema de Punta Del Este (Uruguai) e nomeado para 11 prémios Sophia, incluindo Melhor Filme e Melhor Realização.
Paralelamente, tem desenvolvido uma carreira como professor, tendo ministrado workshops para várias entidades e assumido, desde a sua fundação em 2007, a responsabilidade das cadeiras de escrita de argumento do Mestrado em Estudos Cinematográficos da Universidade Lusófona. Desde 2011, acumula funções de ensino na Licenciatura em Cinema da mesma Universidade, sendo responsável pela orientação dos argumentos das curtas-metragens de final de curso. Mais recentemente assumiu o pelouro dos projectos internacionais da Universidade, sendo responsável pelos programas Essemble e Looking China, e Director do Kino Eyes Movie Masters, Mestrado Internacional em Ficção Cinematográfica.