com Simão Cayatte
Datas a anunciar para 2024
15 horas
128€
Simão Cayatte é realizador, argumentista e actor. Nasceu em Lisboa em 1984. Licenciou-se em teatro e performance na Universidade de Goldsmiths em Londres. Tirou o mestrado em realização na Universidade de Columbia em Nova Iorque onde estudou direção de actores com June Stein e Adrienne Weiss e onde mais tarde estagiou como script-reader na Protozoa Pictures, produtora de Darren Aronofsky.
Como actor trabalhou em teatro com companhias como Mala Voadora e Teatro Praga e em cinema com realizadores como Werner Schroeter, Stan Douglas, Carlos Saboga, Cristele Alves-Meira e Ivo Ferreira. Escreveu e realizou várias curtas-metragens entre elas “A Viagem” (Festival de Cannes, Cinefondation 2011) “Miami” (Prémio Melhor Curta MotelX, 2015) e “Menina” (Prémio Sophia de Melhor Curta-Metragem 2017).
Recentemente filmou a sua primeira longa-metragem “Vadio”, produzida pela Ukbar Filmes, com estreia prevista para 2023, e realizou a série de ficção “Vanda”, produzida pela SPi e co-produzida por La Panda e Legendary Pictures, com estreia internacional na Berlinale Series Market 2022.
Workshop para maiores de 17 anos
Este workshop é direccionado para actores com formação na área. Antes de proceder à inscrição, pedimos que nos envie o seu CV e uma foto para workshop@act-escoladeactores.com
A ABORDAGEM PRÁTICA
O conceito base é de que aprendemos mais fazendo do que ouvindo. Assim, o workshop foge ao formato lecture e assenta numa forte componente prática do trabalho com o actor/actriz em que os participantes irão trabalhar cenas escritas para cinema e televisão. A repetição é chave. Iremos trabalhar o texto mas também a escuta do silêncio em cena. A importância de ser e de ter uma boa contra-cena. Através das particularidades e desafios que cada actor/actriz encontra, desbrava-se terreno em conjunto, mas também a nível individual.
DE ACTOR PARA ACTOR
Desde o início que o meu trabalho como actor tem informado e ajudado a forma como dirijo actores. Acredito numa relação entre realizador e actor que parta da confiança e sobretudo da vontade de arriscar e, para arriscar, não pode existir o medo de falhar. Interpretar em inglês é play. Técnicas que ajudam o actor a arriscar / partilha de experiências com diferentes realizadores e como realizador com diferentes actores, não-actores e jovens actores.
A ANÁLISE DO TEXTO
Para interpretar um personagem temos de o compreender. Iremos analisar as cenas de forma a que o actor/actriz consiga melhor entender o texto e aperfeiçoar a sua interpretação. A base de trabalho, sempre de forma prática, serão os verbos e as ações como motor da cena, e o objectivo e o obstáculo como peças centrais.
O CASTING E A SELF-TAPE
Para muitos actores o casting ou a self-tape é um mistério. Cada realizador procura algo diferente. Contudo, existem elementos que ajudam num casting, tais como erros a evitar. Quais os elementos chave que fazem um bom casting ou self-tape / como pode o actor/actriz cativar o espectador no contexto de um casting ou de self-tape / a importância da contra-cena num casting / partilha de experiências em castings anteriores.
Para formalizar a sua inscrição, deve preencher este formulário (apenas as questões assinaladas com * são obrigatórias). Aconselhamos que o faça num computador e não telemóvel/tablet, sendo o Google Chrome o navegador mais compatível.
https://alunosact.eschoolingserver.com/PreInscriptions
Será contactad@ pela equipa da Act assim que as datas do workshop forem definidas.
O pagamento da inscrição só é feito depois de confirmar a sua disponibilidade para frequentar as aulas nas datas propostas.
Qualquer dúvida que tenha, pode contactar-nos para:
workshop@act-escoladeactores.com
937 852 555