Iniciação à Ficção no Audiovisual: Cinema e Televisão

João Cayatte,
Realizador

Datas a anunciar em breve

18 horas

140€

João Cayatte (Lisboa 1963) é um realizador português, formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo também frequentado o 3º ano do curso de História da Faculdade de Letras de Lisboa. Foi professor da disciplina Atelier de Ficção do 3º ano na Universidade Lusófona e actualmente é professor na ACT-Escola de actores. Fez parte da Direcção da Academia Portuguesa de Cinema, e membro do Júri de diversos festivais de Cinema e dos Prémios Sophia.

Iniciou o seu percurso como assistente de vários realizadores, entre os quais: Manoel de Oliveira, Claude Miller, Walter Sales, Ivan Vaughn, Tom Clegg, Charles Sturridge, Roberto Faenza e John Malkovich.

Produziu e realizou várias séries documentais, além de diversos filmes institucionais e de publicidade.

No campo da ficção, realizou os telefilmes “A casa das mulheres” , “Fronteira”, de Miguel Torga, e a adaptação para televisão da peça “Claraboia”, de José Saramago.

Assinou também a realização das seguintes séries de época para a RTP 1: “João Semana”, “Quando os lobos uivam”, “Pedro e Inês”, “Uma Familia Açoreana” e “Vento Norte”.

Workshop para maiores de 17 anos

 

Objetivos

Neste Workshop de iniciação ao Audiovisual, pretende-se enquadrar os alunos perante as diferentes metodologias e técnicas da interpretação em ficção, diferenciando o Cinema da produção para Televisão. A partir de um
enquadramento global, será a realidade nacional a ser alvo de estudo e análise, procurando perceber as principais diferenças e as opções artísticas de cada realidade e projecto, bem como a sua logística inerente e os seus métodos de trabalho.

Estrutura

1 – Noções sobre as diferentes vertentes do Audiovisual nacional e internacional.

A ficção em cinema e na televisão, nos seus distintos formatos: longas e curtas-metragens, séries, telefilmes, sitcoms e novelas. Visionamento de cenas escolhidas para análise e debate, possuindo diferentes
abordagens ao universo da ficção.

2 – Foco no trabalho de câmara e no desempenho do actor.

A importância do quadro e a liberdade do personagem; a colaboração e o trabalho entre actor e o realizador, desde a preparação do projecto até à rodagem; texto e construção da personagem; os vários elementos que levam à solidez de
um desempenho perante as câmaras.

3 – Distribuição dos alunos por cenas e personagens. Ensaios e gravação.

Visionamento e apreciação dos exercícios realizados.

Para formalizar a sua inscrição, deve enviar um e-mail para workshop@act-escoladeactores.com, indicando que se deseja inscrever.

Será contactad@ pela equipa da Act assim que as datas do workshop forem definidas.

O pagamento da inscrição só é feito depois de confirmar a sua disponibilidade para frequentar as aulas nas datas propostas. 

Qualquer dúvida que tenha, pode contactar-nos para:

workshop@act-escoladeactores.com 

 937 852 555