Escrita Criativa: como reconhecer uma boa ideia e como saber o que fazer dela – ONLINE

com Nuno Artur Silva

23 Janeiro a 6 de Março

Quintas-Feiras

Todas as aulas são online, via plataforma Zoom.

Ao longo de mais de trinta anos, Nuno Artur Silva tem feito a sua vida profissional como escritor, guionista, director criativo, produtor, programador, agente, empresário, gestor ou administrador, tendo trabalhado com os melhores criativos e artistas de diversas áreas.

Fundou a empresa Produções Fictícias, o jornal satírico O Inimigo Público e o Canal Q.

Nesse âmbito esteve na origem e direcção de inúmeros programas e projectos amplamente reconhecidos na história do audiovisual e da cultura pop portuguesa.

Foi administrador da RTP com o pelouro dos conteúdos e mais recentemente foi Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media.

Actualmente é professor na Universidade Lusófona na Licenciatura em Cinema e Artes dos Media e no Mestrado em Kino Eyes.

Recentemente, apresentou “Onde É Que Eu Ia?…” no Teatro Municipal de São Luiz e no Tivoli em Lisboa, um solo de stand up comedy, acompanhado pelo desenho em tempo real de António Jorge Gonçalves.

Os seus dois últimos livros originais são para crianças: “Síul, Epilif e o Grande Zigomático”, com ilustrações de Pierre Pratt; e “Como É Que Os Nossos Amigos Ficam Nossos Amigos – Teoria Universal da Amizade”, com desenhos de João Fazenda, ambos da Bertrand Editora.

Em maio de 2024 foi lançada pelas Edições Asa uma edição especial da trilogia “As Aventuras de Filipe Seems”, comemorativa dos 30 anos da série de banda desenhada que criou com António Jorge Gonçalves no início dos anos 90 do século passado.

É autor e apresentador do programa “A Escuta do Mundo”, na TSF.

Este curso é recomendado para estudantes e profissionais das artes, mas também para qualquer pessoa que se interesse pela cultura, pelos media, pelas artes narrativas, pelas histórias e pelo que está a mudar na maneira de as contar.

São as pessoas que movem o mundo, mas são as ideias que fazem mover as pessoas. As ideias são o ponto de partida para as histórias – e são as histórias que nos definem.

Tanto ou mais que no mundo dito real, dos sítios físicos onde habitamos, vivemos num mundo de personagens e histórias. Toda a nossa vida – pessoal, sentimental, social, política e religiosa – é feita em função das narrativas em que acreditamos: as histórias das vidas daqueles que conhecemos e fazem parte da nossa própria história de vida; aqueles que viveram noutros tempos e dos quais nos chegaram memórias e relatos; os imaginados, por nós ou por outros, em histórias de ficção. É por isto é que a arte de contar histórias (o storytelling) se tornou central nas nossas sociedades – na literatura, no cinema, na televisão, na rádio, na internet.

Mas o que faz uma boa ideia, como é que se reconhece e desenvolve? O que é uma boa história? E qual o meio (ou o media) certo para a contar nos nossos dias?

É tudo isto que vamos tentar perceber ao longo de oito sessões orientadas por Nuno Artur Silva, abordando a importância do trabalho individual e em equipa, da criatividade, da gestão de talentos, do humor, da memória, da imaginação, e de como são as histórias que podem dar sentido às nossas vidas.

Para formalizar a sua inscrição, deve preencher este formulário (apenas as questões assinaladas com * são obrigatórias). Aconselhamos que o faça num computador e não telemóvel/tablet, sendo o Google Chrome o navegador mais compatível.

E fazer o pagamento da primeira prestação (100€) para o IBAN indicado em baixo e enviar-nos o comprovativo da transferência

IBAN – PT50 0036 0458 99104634589 65

A segunda prestação (100€) deve ser paga até 6 de Fevereiro

A terceira prestação (100€) deve ser paga até 3 de Março

Os dados para pagamento serão enviados pela equipa da Act.

Se quiser sugerir um plano de pagamento alternativo a este, pode enviar-nos uma proposta por e-mail. Tenha em consideração que uma parte do valor deve ser pago no acto da inscrição e o restante ANTES do workshop terminar.

Se tiver alguma dúvida, pode contactar-nos para

workshop@act-escoladeactores.com / 937 852 555