Rita Nunesprofessora Atelier Práticas de Plateau Cinema
    Créditos:

Rita Nunes, realizadora. Nascida em Lisboa em 1974.

Em 1996 concluiu o curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema, uma aprendizagem académica que a levaria a trabalhar várias linguagens e formatos ao longo dos anos.

“Menos Nove”, a curta-metragem que realizou em 1997, veio confirmar a vontade de seguir um trajecto profissional na área do cinema e audiovisual. É uma das curtas metragens portuguesas mais premiadas, estreou numa dezena de salas, arrecadou vários prémios nacionais e internacionais e foi exibida em canais de televisão de vários países.

Desde sempre, curtas-metragens, documentários, vídeos, (nas mais variadas áreas – música, moda, responsabilidade social) têm servido para construir um estilo próprio e atingir um equilíbrio entre a técnica e a intuição do seu olhar.

Realizou a série de ficção televisiva “Madre Paula”, vencedora do Prémio de Melhor Série – Prémio Sophia 2018 e os telefilmes “As Contas do Morto” e “Só Por Acaso”, este último vencedor do prémio Prix Europa em 2004.
    Em 2019 estreou nos cinemas a longa-metragem – “Linhas Tortas”, um filme sobre o amor na era da comunicação digital, agora disponível na HBO Portugal e Filmin. Em 2021 realizou o telefilme “Na Porta ao Lado – Amor”, nomeado para os globos de Ouro 2022 e disponível na OPTO. Em 2022 produziu e realizou a série documental “Efeito Estufa”, disponível na OPTO.
    Em janeiro de 2023 “Linhas Tortas” foi anunciado como filme vencedor da 7a Edição do ARTE Kino Festival, organizado pelo canal Europeu ARTE.
    Neste momento está a finalizar a sua próxima Longa Metragem, “O Melhor dos Mundos”.