Workshop Internacional – Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards

Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards

Workshop Internacional 

“Comportamento Orgânico e Acção Intencional”

Com Mario Biagini

21, 22 e 23 de Junho

Sexta, Sábado e Domingo

10h às 18h

20 horas

 

Mario Biagini Director Associado do Workcenter de Jerzy Grotowski e Thomas Richards, Mario Biagini é, há quase trinta anos, um colaborador central na investigação prática no domínio da Arte como Veículo no Workcenter. Na equipa liderada por Thomas Richards, Mario Biagini tornou-se rapidamente um membro-chave da investigação prática do Workcenter. Participou como doer em Downstairs Action e como principal doer em Action, obras performativas criadas por Richards (em desenvolvimento contínuo entre 1994 e 2009). Pouco depois de ingressar no Workcenter, Biagini recebeu de Grotowski responsabilidades em termos artísticos e pedagógicos que o levaram, em 1987, a dirigir uma equipa em que trabalhou como actor principal e encenador. Além de suas contribuições artísticas para o Workcenter, Biagini desenvolveu competências e conhecimentos pedagógicos auxiliando Jerzy Grotowski na preparação de palestras e conferências para o Collège de France. Frequentemente, traduziu Grotowski em reuniões públicas e colaborou com ele na tradução e revisão de textos. Como encenador e professor de renome, Biagini é regularmente convidado para falar sobre seu trabalho e investigação no Workcenter, além de orientar workshops em escolas e instituições artísticas em todo o mundo, enquanto continua empenhado na tradução e edição dos textos de Grotowski para publicação.

.

Considerado uma das figuras mais importantes e influentes do teatro do século XX, Jerzy Grotowski revolucionou o teatro contemporâneo.

Pela primeira vez em Lisboa, Mario Biagini, director associado do Workcenter de Jerzy Grotowski e Thomas Richards e director da equipa do Open Program, irá fazer um workshop intensivo de 3 dias. O workshop destina-se a actores, encenadores, artistas de teatro ou a qualquer pessoa que queira explorar os elementos do ofício do actor. Os participantes do workshop terão a oportunidade de explorar a natureza do comportamento orgânico e acção intencional em termos práticos durante as sessões de canto, de jogos dinâmicos no espaço e trabalho sobre textos.

 

Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards

Considerado uma das figuras mais importantes e influentes do teatro do século XX, Jerzy Grotowski revolucionou o teatro contemporâneo de várias formas. Grotowski mudou a maneira como os actores do teatro ocidental e os teóricos da performance concebem a relação entre o público e o actor, a encenação teatral e a arte de representar. Talvez mais conhecido pelo conceito de “teatro pobre”, a prática de Grotowski estende-se para além dos limites do teatro convencional, assumindo uma exploração sistemática e a longo prazo das possibilidades do ser humano em contexto de performance.

O Workcenter foi fundado em 1986 em Pontedera, Itália. É aí que, nos últimos treze anos de vida, o celebrado encenador polaco Jerzy Grotowski desenvolveu uma linha de investigação performática conhecida como Arte como Veículo, que continuou até à sua morte em 1999. Durante esses treze anos de intenso trabalho prático, Grotowski passou a Thomas Richards e Mario Biagini os frutos da sua investigação, a que ele chamava “o aspecto interno do trabalho”.

 

O objectivo deste workshop é utilizar as ferramentas do ofício do actor, desenvolvidas pelo Workcenter durante três décadas, para abordar a origem de uma possível manifestação orgânica dos processos mente/corpo. Qual é a relação entre a mente, o corpo e algo que não é mente nem corpo, algo a que podemos chamar coração?

Em teatro, podemos entender o comportamento como um fenómeno complexo, baseado na relação dinâmica que temos com o mundo à nossa volta. Essa relação existe através de acções, contactos, intenções, palavras ditas e associações. Do lado de fora – no teatro – pode ler-se essa manifestação dos processos mente/corpo como alguma coisa que tem significado. A compreensão prática da natureza complexa e simples da acção pode ser vista como o centro da prática do actor. Mas como abordá-lo e aceder-lhe de forma orgânica?

Com Biagini e os seus colaboradores, os participantes neste workshop irão trabalhar com canções e outros materiais actualmente explorados pela equipa do Open Program do Workcenter: principalmente, canções da tradição da diáspora africana nas Américas, bem como alguns dos exercícios físicos desenvolvidos no Workcenter nos últimos 30 anos. Parte do tempo também será dedicada a trabalhar em propostas de textos preparados anteriormente pelos participantes.

Valor: 300€*

É necessário o envio do CV e de uma carta de motivação para o email

workshop@act-escoladeactores.com

para apreciação do Professor e Direcção da Escola.

Só após confirmação da ACT é que deverá preencher a Ficha Inscrição

A inscrição só é válida mediante o pagamento de 50% (150€)

Os restantes 50% (150€) deverão ser pagos até dia 17 de Junho.

com envio do comprovativo de pagamento (devidamente identificado) para o e-mail:

workshop@act-escoladeactores.com

Caso desista, perde o direito aos valores pagos.

O IBAN para transferência é o seguinte: PT50 0018 0008 0175 7847 0200 4

 

Nota: A participação só é válida mediante aprovação do CV.

 

*A GDA apoia em 50% o valor do Workshop até um nº limite de vagas

Caso seja cooperador GDA por favor indique o número na ficha de inscrição

Deverá proceder ao pagamento único dos 150€

Nota: participação no workshop é sempre sujeita a confirmação mediante avaliação de CV

Inscreva-se agora mesmo.

HABILITAÇÕES, OCUPAÇÃO E EXPERIÊNCIA PRÉVIA

OUTRAS INFORMAÇÕES (OPCIONAL)

DADOS A CONSTAR DA SUA FACTURA (OPCIONAL)


Li e aceito os termos e condições e da política de privacidade.

Desejo subscrever a newsletter