Workshop Internacional com Sergio Penna – MÓDULO I

22, 23 e 24 de Março de 2019

MÓDULO I

 

Sexta das 18h às 23h

Sábado das 10h às 19h

Domingo das 10h às 24h

 

 

SERGIO PENNA é professor convidado na disciplina de Direcção de Actores, da Escola de Comunicações e Artes-USP e da Escuela Internacional de Cine y TV – Cuba. Em 20 anos de carreira trabalhou com preparação de elenco em mais de 40 filmes. Actua também como director e encenador teatral.

O seu primeiro trabalho no cinema foi o premiadíssimo “Bicho de Sete Cabeças”, com direcção de Laís Bodansky, marcado por interpretações profundas e sensíveis.  Deste filme nasceu a parceria com o actor Rodrigo Santoro, que se mantém há 18 anos, entre filmes e séries no Brasil e exterior.

Na TV Globo, Sergio fez diversas preparações de elenco para novelas e séries. Uma delas foi “Verdades Secretas”, indicada e premiada com o Emmy Internacional na categoria melhor novela em 2016. Nesta obra preparou individualmente Grazi Massafera, indicada ao Emmy como melhor actriz.

Alguns trabalhos em TV premiados no Brasil e no mundo foram “O Canto da Sereia”, “Dupla Identidade”, “Amor à Vida”, “Gabriela”, e no cinema, “Bruna Surfistinha”, “Faroeste Caboclo”, “Carandiru”, “Heleno”, “Broder”, “As Melhores Coisas do Mundo”, “Gonzaga de Pai pra Filho”, “Simonal”,  entre outros.

 

.

Preparador de actores Sergio Penna traz a Lisboa o seu Workshop de Interpretação para Cinema e TV*

 

Um dos mais conceituados preparadores de elenco do Brasil, Sergio Penna, traz a Lisboa, em Março de 2019, o seu Workshop de Interpretação para Cinema e TV, Módulos I e II. O programa do curso tem foco no naturalismo, na verdade do actor em cena, na verticalidade e intensidade. Em três dias de imersão, os actores desafiam limites com delicadeza e autocontrole.

Seu trabalho original evoca o ímpeto da dança e da música, a profundidade e síntese da poesia haikai, a potência da respiração e memória corporal, suscitando estados de emoção. A cantora, poeta, musicista e atriz Bruna Caram, acompanha Sergio Penna há alguns anos em seu Workshop, e colabora na tessitura de rituais não lógicos e não verbais, permitindo o actor entregar-se ao fluxo do instante.

O conteúdo também aborda reflexões teóricas a partir de análise detalhada da interpretação de actores com quem trabalhou e making of de arquivo pessoal de séries, filmes e novelas. O território sensorial aliado à teoria, possibilitam os actores experenciarem na prática o processo de preparação, ampliando o seu repertório de investigação da personagem.

A proposta é autêntica, longe de fórmulas prontas e métodos simplificadores. Três conceitos básicos norteiam este processo: o actor antropólogo, que inicialmente se esvazia, observa sua personagem sem julgamentos e preconceitos, e aos poucos preenche-se de sentimentos e pensamentos; o actor autor, na busca de referências reais apropria-se da história ao vivenciá-la, recriando a realidade da dramaturgia com a sua interpretação; o actor solitário, incentivado a encontrar o seu próprio ritual no estudo da personagem antes da cena.

O exercício de finalização é filmado sob o conceito de Cinema Instantâneo. Durante algumas horas, os actores focados no diálogo interno da sua personagem, vivem encontros com o outro e com a sua solidão. A ideia é estar aberto ao inesperado e deixar-se tocar pelo devir, compondo uma dramaturgia do momento. Esta é uma das marcas conceituais do trabalho: unir o instante do actor a uma camera, que regista esse subtil jogo de relações e emoções que é estabelecido.

 

O segundo módulo é uma oportunidade de aprofundamento no processo.

O foco está na criação e composição de universos dramáticos incluindo pesquisa de campo e investigação de subjectividades.

Acompanhamento individual com tempo para a singularidade de cada actor, sua personagem e uma preparação específica para o exercício filmado em locação sob o conceito de Cinema Instantâneo ©.

As possibilidades dramáticas ampliam-se, o jogo fortalece-se e a composição instantânea ganha maior repertório ficcional para uma dramaturgia do momento ainda mais sólida e consistente.

A diferença dos módulos não está relacionada com a experiência dos participantes e sim no aprofundamento do processo, portanto o segundo módulo é somente para quem já participou do primeiro.

 

Datas

Módulo I

Dias 22, 23 e 24 de Março

Sexta das 18h às 23h

Sábado das 10h às 19h

Domingo das 10h às 24h

 

Módulo II

Dias 29, 30 e 31 de Março

Sexta das 18h às 23h

Sábado das 10h às 19h

Domingo das 10h às 24h

 

*A GDA apoia em 50% o valor do Workshop até um nº limite de vagas

Valor: 450€*

A inscrição só é válida mediante o pagamento de 20% (90€) com envio do comprovativo (devidamente identificado) por e-mail para workshop@act-escoladeactores.com.

Os restantes 80% (360€) poderão ser pagos na totalidade ou nas seguintes modalidades:

140€ até 1 de Janeiro de 2019

120€ até dia 1 de Fevereiro de 2019

100€ até dia 1 de Março de 2019

DESCONTO de 10% PACK Módulo I e Módulo II

até dia 7 de Janeiro: possibilidade de pagamento em duas prestações – 405€ cada

até dia 1 de Março para pagamentos da totalidade dos dois módulos – 810€

Descontos não cumulativos

*A GDA apoia em 50% o valor do Workshop até um nº limite de vagas
(Ser cooperador da GDA: pagamento único €25 – http://www.gda.pt/pt/cobrar-e-distribuir/inscricao)
Nota: participação no workshop sujeita a confirmação mediante avaliação de CV

O IBAN para transferência é o seguinte: PT50 0018 0008 0175 7847 0200 4
Nota: Caso desista, perde o direito aos valores pagos

Inscreva-se agora mesmo.

HABILITAÇÕES, OCUPAÇÃO E EXPERIÊNCIA PRÉVIA

OUTRAS INFORMAÇÕES (OPCIONAL)

DADOS A CONSTAR DA SUA FACTURA (OPCIONAL)

Li e aceito os termos e condições e da política de privacidade.