
com Tiago R. Santos
12 de Março a 2 de Abril
Sábados
14h às 17h
12 horas
100€
Tiago R. Santos é argumentista, romancista, professor, crítico de cinema e agora realizador. Nascido em Lisboa em 1976, trabalha regularmente em cinema e televisão. Assinou mais de dez longas-metragens e foi quatro vezes nomeado para um Sophia pela Academia Portuguesa de Cinema, ganhando uma vez por “Os Gatos Não Têm Vertigens”. Tendo trabalhado em inúmeras séries – “Liberdade 21”, “Conta-me Como Foi” ou “Filhos do Rock” -, é co-criador de “País Irmão” e “Até Que a Vida nos Separe”, que se tornou na primeira série Portuguesa não-original da Netflix a ser licenciada pela plataforma para distribuição mundial. Tiago R. Santos foi presidente da APAD – Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos, assinou crítica de cinema para a revista Sábado durante uma década. Escreveu e realizou a sua primeira longa-metragem durante o confinamento de 2020. “Revolta” estreará nos cinemas em Junho de 2022.
Workshop para maiores de 17 anos
Neste workshop, pretende-se introduzir os alunos a algumas técnicas de construção dramática, aplicáveis tanto à escrita de televisão como de cinema. As aulas terão uma forte componente prática, desde o visionamento e análise de uma longa-metragem à construção de personagens e criação de pequenas cenas dialogadas. É pedido aos alunos que tragam uma ideia/premissa original que possa ser utilizada nos vários exercícios.
1. A Estrutura dos Três Actos; análise de uma cena, construção de personagens
Através do visionamento de Chinatown (1974), será explicada a estrutura clássica dos três actos; o argumento de Robert Towne será também utilizado como exemplo para a construção de cenas e a criação de personagens.
2. Criação de Personagens
Exercícios práticos dirigidos à construção de personagens; a vida interior e exterior; a criação de um objectivo dramático; o conflito como revelação de carácter; a viagem do herói de Joseph Campbell.
3. Cenas, Diálogos
As regras de ouro para a construção de uma cena; a sua formatação; como evitar a exposição no diálogo; a importância do subtexto; exercícios práticos.
4. Leitura e discussão
Construção de sinopses; leitura e análise dos trabalhos dos alunos; a importância da reescrita; reflexão sobre a realidade do trabalho de uma argumentista no contexto do mercado cinematográfico e audiovisual português.
Para formalizar a sua inscrição, deve fazer o pagamento de 100€ para o IBAN indicado em baixo e enviar-nos o comprovativo da transferência para
workshop@act-escoladeactores.com
IBAN – PT50 0036 0458 99104634589 65
Depois de recebermos o comprovativo, entraremos em contacto para dar seguimento à inscrição.
Se tiver alguma dúvida, pode contactar-nos para
workshop@act-escoladeactores.com / 937 852 555
Depois de efectuado o pagamento, caso desista, perde o direito aos valores pagos.