História do Cinema

Com Zé G Pires

5 Maio a 4 Junho

Quartas e Sextas

18h30 às 20h30

20 horas

100€

 

Zé G Pires –  Formado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, licenciado em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e mestrado em Estudos Americanos (cinema e filosofia) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

Dá aulas de cinema (História do Cinema e Representação para Cinema), trabalha em publicidade, teatro e cinema. 

Últimos trabalhos de pesquisa e direcção de casting: “Axilas”, filme realizado por José Fonseca e Costa (2016); “São Jorge”, filme realizado por Marco Martins (2016), “Todo o Mundo é um Palco”, peça encenada por Beatriz Batarda e Marco Martins (2017); “Provisional Figures – Great Yarmouth”, peça encenada por Marco Martins (2019); “Provisional Figures”, o filme, realizado por Marco Martins (em pós-produção).

Últimos projectos como realizador: “Ensaio de Amor”, um documentário sobre o Grupo de Teatro da Crinabel (estreado no Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa, Doclisboa 2019); “A Minha Casa é o Mundo” (documentário, 2020); “Guilherme Cossoul – O Conservatório da Esperança” (um documentário sobre a histórica colectividade da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, em Lisboa; em pós-produção).

Workshop para maiores de 16 anos

Este workshop está aberto a qualquer pessoa que tenha interesse por Cinema, independentemente dos seus conhecimentos prévios ou background profissional.

Estas aulas são dadas via plataforma Zoom.

 

Conteúdos programáticos:

1ª aula

O nascimento do cinema – a imagem em movimento. A projecção de imagens; da lanterna mágica aos irmãos Lumière. O cinematógrafo. 

 

2ª aula

As vanguardas artísticas na Europa dos anos 20 e o cinema. Buster Keaton e Charlie Chaplin. O cinema como arma de resistência.

 

3ª aula

O expressionismo alemão no cinema; o seu contexto político e social – F. W. Murnau e Fritz Lang.

 

4ª aula

O Neo-Realismo Italiano. Autores fundamentais: Luchino Visconti, Roberto Rossellini e Vittorio De Sica. O Neo-Realismo em Portugal.

 

5ª aula

O Cinema Documental – da sua origem à contemporaneidade. As suas raízes e repercussões no cinema e na Antropologia. Robert Flaherty e dois marcos históricos: “Nanook, o Esquimó” (1922) e “Moana” (1925). O cinema entre o documentário e a ficção.

 

6ª aula

O filme “noir”. Influências e precursores do filme “noir” – do expressionismo alemão ao filme de gangsters. O contexto social e político do filme “noir” nos EUA. O estilo “Neo-Noir” – uma actualização do cinema “Noir”. O olhar de alguns realizadores contemporâneos.

 

7ª aula

A “Nouvelle Vague” do cinema francês. Influências e precursores da “Nouvelle Vague”. Os principais protagonistas: de Claude Chabrol a Jean-Luc Godard.

 

8ª aula

O cinema português – do chamado Novo Cinema português ao cinema contemporâneo. 

 

9ª aula

Minorias e migrações – outros olhares e outras histórias do cinema. Contra o ditado do olhar único e absoluto, a diversidade do múltiplo e da diferença. Da “Paixão de Jeanne d’Arc” (1928) de Carl Dreyer, ao “Il Vangelo Secondo Matteo” (1964) de Pier Paolo Pasolini.

 

10ª aula

Da justiça e das suas singularidades; uma inquirição sobre o poder e os seus constrangimentos. De Orson Welles a Pedro Costa – última paragem desta viagem pela História do Cinema.

Valor: 100€*

Faça a sua inscrição clicando no link em baixo. Aconselhamos que faça a inscrição num computador e não num telemóvel ou tablet, e que aceda através do Google Chrome ou Safari. 

https://alunosact.eschoolingserver.com/PreInscriptions

 

Depois de concluir a inscrição, será contactad@ o mais breve possível pela equipa da Act, que lhe irá enviar os dados para pagamento e outras informações adicionais. 

Qualquer dúvida que tenha, pode contactar-nos para:

workshop@act-escoladeactores.com 

 937 852 555

Caso desista, perde o direito aos valores pagos.