A Construção do Espectáculo

Com Pedro Saavedra

 

15 de Outubro a 9 de Novembro de 2019

Terças e Sextas das 20h às 23h

Sábados 15h às 18h  

30 horas

(Sábado, 19 de outubro e Feriado 1 de Novembro não há aula)

 

Pedro Saavedra: Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, fez a licenciatura em formação de actores/encenadores. Estagiou em vários projectos internacionais, de onde se destaca a participação como actor  numa produção de Eimuntas Necrosius da Êcole d’Maitrês, e como encenador no Instituto Internacional de Teatro del Mediterráneo. Trabalhou como actor em várias companhias de teatro, como a Companhia de Teatro de Almada, o Teatro da Comuna, a Companhia Teatral do Chiado e a companhia argentina Escena Subterranea. Foi assistente de Vlado Repnik em vários projectos na Eslovénia. Foi director artístico do projecto PROTO na cidade da Amadora e foi professor de expressão dramática durante 5 anos no Externato Marista de Lisboa em em várias escolas secundárias. Escreveu e encenou vários textos. Foi colaborador de revistas como a DIF e a Umbigo. Participou em várias telenovelas, séries e filmes portugueses, de onde se destaca a Família Ventura para a RTP1 e o filme Snu de Patrícia Sequeira. Foi programador do projecto PT Bluestation na estação de metro da Baixa-Chiado em Lisboa. É locutor profissional e foi co-fundador da Associação Cultural Gerador, onde dirigiu a revista gerador entre 2014 e 2019. Actualmente dirije a companhia do Fim do Teatro.

A CONSTRUÇÃO DO ESPECTÁCULO

Construír um espectáculo documental em que os protagonistas são as biografias, as dos intérpretes e as das personagens. A partir do texto-exercício A Casa do Lugar de Cima de Pedro Saavedra, irá ser trabalhado um território dramatúrgico individual que torne cada intérprete, criador do espectáculo.

 

Sobre o texto:

“A Casa do Lugar de Cima” é uma comédia portuguesa em quatro partes e a acção passa-se numa casa de família no interior de Portugal. A reunião desta família acontece devido à morte do pai e à inevitável leitura do seu testamento. Esta casa é uma peça de teatro, passada num castelo em ruínas, em que todas as personagens, depois da morte do rei, se comportam como figurantes, que não conseguem, nem encontrar a porta de saída, nem sair por um dos buracos na parede. E gritam, eu fazia, eu acontecia, mas nada fazem, nem nada acontece.”

 

MADALENA de PORTUGAL, viúva de João de Portugal.

ANDRÉ de PORTUGAL, filho deles de 36 anos.

ADRIANO CORDEIRO, caseiro.

ADRIANA CORDEIRO, mulher do caseiro e cozinheira.

JULIANA CORDEIRO, filha dos caseiros, 22 anos.

FILIPA de PORTUGAL, deputada, 53 anos.

JORGE CUNHA E COSTA, marido de Filipa.

MARIA de PORTUGAL e COSTA, filha de Filipa e Jorge.

SOFIA, amiga de Maria, 29 anos.

GOMES, advogado da família.

A ação passa-se na casa de família na localidade de Lugar de Cima.

 

Apresentando uma estrutura narrativa clássica o texto propõe um universo onde a biografia ficcionada de cada personagem pode aumentar a ideia de criação para qualquer actor ou actriz. Partindo da biografia pessoal até à biografia da personagem e à riqueza da sua presença holística na acção do texto.

 

*Destinado a actores, estudantes, ou ainda aos que precisam de melhorar a comunicação das suas criações em público.

Nota: Cada participante terá de enviar a sua bio (história pessoal) uma semana antes da primeira sessão.

Valor: 240€*

A inscrição só é válida mediante o pagamento total do Workshop – 240€

 

O IBAN para transferência é o seguinte: PT50 0018 0008 0175 7847 0200 4

Caso desista, perde o direito aos valores pagos.

 

email de contacto:

workshop@act-escoladeactores.com

Inscreva-se agora mesmo.

HABILITAÇÕES, OCUPAÇÃO E EXPERIÊNCIA PRÉVIA

DADOS A CONSTAR DA SUA FACTURA (OPCIONAL)


Li e aceito os termos e condições e da política de privacidade.

Desejo subscrever a newsletter